Redação Rios
MANAUS (AM) – A campanha Agosto Lilás chegou ao Centro de Manaus com dezenas de mulheres participando da caminhada “Essa luta é de todos nós”, que percorreu a avenida Eduardo Ribeiro até o Largo de São Sebastião. As intervenções na região central finalizou com a iluminação do Teatro Amazonas.
O ato realizado em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha, celebrado nacionalmente no dia 7 de agosto, foi realizado pelas secretarias do Governo do Amazonas.
A secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maricilia Teixeira, representou a Sejusc nas atividades. “Nós estamos aqui hoje para unir forças, porque sozinhas nós não conseguiríamos atingir várias pessoas, então, hoje, estamos unindo forças. O Estado, a Prefeitura, ONGs para mostrar que as mulheres têm sim direitos e que precisam ser mais valorizados”, destacou.

Com o apoio de um carro de som, a mobilização buscou sensibilizar as mulheres do comércio local, com palavras de ordem, informações sobre canais de denúncia e os direitos das mulheres, além da identificação das violências domésticas mais comuns.
A subsecretária da Semasc, Graça Prola, destacou a importância da união entre o executivo estadual e municipal para a campanha. “Nós queremos ter uma cobertura maior. A Seas com seus Centros de Convivência e seus municípios do interior, Sejusc com os PACs e as unidades que eles têm, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que tem órgão público da sociedade civil, as organizações da sociedade civil, igreja e de outros credos aqui conosco para apoiar a luta contra a violência às mulheres”, afirmou.
Ação conjunta
O Fundo de Promoção Social e a Seas também mantiveram as equipes mobilizadas para atuar na programação. A Secretaria de Cultura foi a responsável pela iluminação do Teatro Amazonas na cor lilás.
“Essa data é muito significativa para todos nós, para todos os amazonenses, para todos os brasileiros e, principalmente, para todas as mulheres. E pensando nesse mês de conscientização e combate à violência contra a mulher o Governo do Estado junto com a prefeitura estão aqui unindo forças para sensibilizar a sociedade sobre a importância da gente combater, todos os dias, a violência contra a mulher e da gente se unir para encontrar alternativas e políticas públicas, que façam com que a Lei Maria da Penha seja cumprida na sua integralidade”, afirmou a secretária Kathelen Braz.
*Com informações da assessoria






