Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O tema “Bebê reborn”, que tem gerado polêmica nas redes sociais no Brasil, foi destaque no programa RIOS DO CONHECIMENTO, transmitido pela Rádio Rios FM 95,7, com o título “Bebê Reborn: afeto, terapia ou fuga da realidade?”, na última quarta-feira, 22/5. A edição contou com a participação da psicanalista Samiza Soares e da psicóloga Elisangela Dolzane, da Clínica Fametro zona Leste.
Conduzida pelos apresentadores Rômulo Araújo e Neta Nobre, a entrevista abordou, sob uma perspectiva compreensiva, as questões emocionais e psicológicas relacionadas ao uso do boneco.
Segundo a psicanalista Samiza Soares, é fundamental compreender a pessoa e o vazio que ela busca preencher ao se apegar ao boneco.
“A gente precisa entender a pessoa que tem essa boneca como um ser humano, e o que ela quer preencher dentro dela. E até que ponto isso não é uma verdade”, afirmou.
O tema ganhou destaque após diversos casos recentes, nas últimas semanas, de pessoas que tratam o boneco realista como um filho, exigindo cuidados e afeto. Entre eles, o caso de uma mulher que tentou levar um bebê reborn para ser atendido no Sistema Único de Saúde (SUS), alegando que o “bebê” estava com febre, fato que gerou ampla indignação entre internautas.
A psicóloga Elisangela Dolzane destacou que, em casos de idosos em estágio avançado de Alzheimer, a relação com o bebê reborn pode ocorrer como uma forma de resgate afetivo, ligada a memórias antigas.
“De repente, eu tenho um idoso que, lá atrás, teve a perda de um filho pequeno e, quando chega na demência — que é um processo —, a memória mais antiga fica muito preservada”, explicou.
Sobre o programa
O RIOS DO CONHECIMENTO é um programa semanal da Rádio Rios FM 95,7, transmitido todas as quartas-feiras, das 19h às 20h, com exibição simultânea em 95,7 FM e no canal do YouTube da emissora.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a rádio e o Curso de Jornalismo da Fametro, oferecendo aos alunos uma experiência prática em comunicação e jornalismo, sob a supervisão de professores.






