Redação Rios
BRASIL – O Ministério da Saúde enviou, nesta semana, uma equipe de emergência para reforçar o atendimento no polo base de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação é uma resposta aos casos de coqueluche entre crianças, que já totalizam oito casos, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
Até o momento, duas crianças que estavam com coqueluche já receberam alta após atendimento em hospitais na capital, Boa Vista, e retornaram para as comunidades. As outras, com suspeita da doença ou que tiveram contato com os pacientes, seguem em tratamento. Três mortes estão sob investigação.
Entre os membros da equipe estão alguns especialistas do Programa de Treinamento em Epidemiologia do SUS, experientes no controle de surtos de doenças infecciosas. Ao todo, serão 50 profissionais que se juntam às equipes do DSEI Yanomami. Eles serão responsáveis pela busca ativa de novos casos, coleta de material para análise clínica, além de intencificar a vacinação infantil nas aldeias vizinhas.
Leia Também: Carnaval registrou 130 mortos e 1,48 mil feridos nas rodovias federais
O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, explica sobre a importância da mobilização nas aldeias.
“Mais profissionais de saúde mobilizados no distrito garantem a cobertura do atendimento diretamente nas aldeias e a ação rápida em situações como essas. Hoje, além das vacinas, podemos realizar testes e exames diretamente nos Polos Base. Por exemplo: o exame de gota espessa hoje pode ser feito diretamente no território devido a contratação de microscopistas”, explicou.
A coqueluche é uma infecção respiratória, contagiosa, causada por uma bactéria e que aparece em crises de tosse seca, com complicações mais graves em crianças, especialmente as menores de seis meses.
Entre 2022 e 2025, as crianças com menos de um ano de idade, com o Esquema Vacinal Completo, quase dobrou, chegando a cerca de 58%. Entre os menores de cinco anos, esse índice passou de cerca de 52% para 73% no mesmo período.
*Com informações da Agência Brasil






