Caio Silva – Rios de Noticias
Manaus (AM) – Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista em Itacoatiara, no Amazonas, na noite dessa segunda-feira, 12/5. O sinistro ocorreu em uma esquina movimentada no centro da cidade, quando um motorista identificado como Daniel de Sousa Castro avançou o sinal vermelho e colidiu com um carro.
A cena foi presenciada por diversas pessoas que ficaram em choque com a violência do impacto.
Imagens de câmeras de segurança dos arredores registraram o momento do acidente. No vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver o motociclista em alta velocidade. Ao avançar o sinal, o motorista atinge um carro branco que trafegava regularmente pela via. Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo.
Equipes de resgate foram acionadas imediatamente, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
Uma testemunha que presenciou o acidente se manifestou nas redes sociais, expressando indignação com a insegurança no trânsito de Itacoatiara e alertando para o crescente número de acidentes na cidade.
“Estávamos agora há pouco na rádio Pedra Pintada falando sobre o tema ‘Maio Amarelo – No trânsito, escolha a vida’, discutindo a conscientização no trânsito. Falamos sobre as estatísticas de acidentes de trânsito em Itacoatiara-AM, que só em janeiro de 2025 registrou 100 acidentes e uma morte. Em 2024 foram mais de 700 acidentes, com oito mortes. E no retorno para casa, me deparo com este acidente quase na esquina de minha casa. Uma vítima fatal e outra em estado crítico”, relatou.
Estatísticas preocupantes
Dados da 3ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara, representando o Ministério Público do Amazonas (MPAM), revelam que apenas em janeiro de 2025 o Hospital Regional José Mendes registrou 100 acidentes de trânsito, com uma morte confirmada. Entre esses casos, 77 envolveram motocicletas.
Em 2024, a cidade contabilizou 746 ocorrências de trânsito, resultando em oito mortes. Os dados foram obtidos por meio de ofícios enviados a unidades de saúde e à Delegacia de Polícia Civil de Itacoatiara.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h relataram, nos últimos meses, cerca de 150 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, incluindo colisões de moto, atropelamentos e quedas. Entre esses casos, foram registrados 162 ocorrências de lesão corporal culposa no trânsito e sete acidentes com vítimas fatais.






