Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
RIO DE JANEIRO (RJ) -A Acadêmicos de Niterói foi a grande campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025. Com o resultado da apuração realizada nesta quinta-feira, 6/3, a escola de samba conquistou o direito de integrar o Grupo Especial a partir do próximo ano.
Fundada em 2018, a agremiação alcançou um feito notável ao garantir seu primeiro título e ascender à elite do Carnaval carioca em apenas seis anos. Por outro lado, São Clemente e Tradição, que ocuparam as últimas posições na classificação, foram rebaixadas para a Série Prata e desfilarão na nova divisão em 2026.
Ao todo, 16 escolas desfilaram pela Série Ouro na sexta-feira, 28/2, e no sábado, 1/3, competindo por uma vaga no grupo mais prestigiado do Rio. A apuração, no entanto, foi marcada pela ausência de três escolas: Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu, que não foram avaliadas devido ao incêndio ocorrido no início de fevereiro em uma fábrica de fantasias na zona norte da cidade.
O incidente deixou um morto e 20 feridos, impactando diretamente os preparativos das agremiações.
Enquanto a novata Acadêmicos de Niterói garantiu seu lugar na elite do samba em tempo recorde, a tradicional Unidos de Padre Miguel sofreu um duro revés. A escola acumulou apenas 266,8 pontos na apuração realizada na quarta-feira, 5/3, e acabou rebaixada para a Série Ouro.






