Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma das previsões para 2024 do filósofo francês Nostradamus pode ter se concretizado nas primeiras horas do Ano Novo. Michel de Nostredame, conhecido por suas profecias em “Les Prophéties”, lançou alertas sobre eventos significativos que se tornaram realidade ao longo dos anos.
O jornal britânico Daily Star relembrou na segunda-feira, 1º/1, uma série de previsões do vidente que deixou e outras 942 para o futuro ao longo de seus 63 anos de vida, com algumas delas possivelmente ocorrendo até o fim deste ano.
Uma das visões mencionava que “A terra seca se tornará mais árida e ocorrerão grandes enchentes”. Seguidores do vidente acreditam que essa profecia pode ter referência aos alertas de tsunami emitidos no Japão após um terremoto de magnitude 7,6 logo no primeiro dia do ano.
Nostradamus também advertiu sobre uma “fome muito grande através de ondas pestíferas”, indicando possíveis desafios futuros se a previsão se concretizar. Utilizando imagens bíblicas, ele descrevia sobre o fim do mundo e, por isso, se tornaram mais críveis com o desenvolvimento das mudanças climáticas.
De acordo com intérpretes, seus escritos lançam as bases para um mundo que enfrenta os efeitos catastróficos do aquecimento global e mudanças climáticas. Além da grande seca, as previsões apontam também para um texto descrevendo “mares, rios e lagos ferventes”, levando partes da Terra a se tornarem inabitáveis para humanos e animais.
Família Real Britânica

Além de desastres naturais, o filósofo previu reviravoltas na Família Real Britânica. A profecia diz que o “Rei das Ilhas expulso pela força… Substituído por aquele que não terá marca de rei”.
De acordo com o jornal, analistas sugerem que a passagem pode apontar para o atual monarca britânico, Rei Charles III, sendo obrigado a renunciar devido a “ataques persistentes contra si mesmo e sua segunda esposa”.
Embora Príncipe William seja o próximo na sucessão, analistas afirmam que a declaração “nenhuma marca de rei” sugere que Príncipe Harry pode assumir o trono ou alguém ainda mais inesperado.
Conflitos Internacionais

Nostradamus também antecipou um possível aumento nos conflitos internacionais, prevendo um “combate e batalha naval” e alertando que o “adversário vermelho ficará pálido de medo, colocando o grande oceano em pavor”.
Os intérpretes de suas profecias especulam que o “adversário vermelho” pode se referir à China comunista, indicando a possibilidade de confrontos, possivelmente no Oceano Índico.
A “batalha naval” pode estar se referindo às tensões da China com Taiwan. Pequim tem atualmente a maior marinha do mundo. Também pode ser um potencial confronto entre a China e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que sugeriria o início de um novo pacto entre China e Rússia.
Morte do Papa

A Igreja Católica também está no foco das previsões de Nostradamus, que sugere a morte do Papa Francisco. De acordo com a profecia, “após a morte do velho Pontífice, um romano mais jovem será eleito”. O atual líder da Igreja completará 88 anos em dezembro deste ano.
“Com a morte de um pontífice muito velho, será eleito um romano de boa idade, dele se dirá que enfraquece sua visão, mas por muito tempo se sentará e em atividade mordaz”, escreveu.
Neste caso, tradutores especulam que “romano” seja a própria Igreja Católica.
Profecias cumpridas
Existem quatro profecias de Nostradamus que, de acordo com os estudiosos, já se cumpriram. Entre elas, o nascimento de Hitler e do Nazismo. Ele previu que do Ocidente da Europa nasceria um menino que seduziria as massas com sua fala.
“Das profundezas do Oeste da Europa, uma criança pequena nascerá de pessoas pobres, aquele que, pela sua língua, seduzirá uma grande tropa; sua fama aumentará em direção ao reino do Oriente”
Em 20 de abril de 1889, Hitler nasceu na Europa Ocidental, filho de pais pobres. Sua oratória o ajudou a conquistar milhões de pessoas a lutar ao seu lado.
“O primeiro do III fará pior do que Nero. Ele será também valente para derramar o sangue humano. Ele fará construir fornos. A prosperidade terá fim e esse novo chefe será a causa de grandes escândalos”, escreveu, ao prever o Nazismo.
Assim como Nero fez aos seguidores de Cristo, Hitler fomentou o ódio contra os judeus. Matou milhares destes em campos de concentração, bem como como homossexuais, soldados soviéticos, ciganos, Testemunhas de Jeová e deficientes.
Também, no livro é possível encontrar a profecia de um grande incêndio.
“O sangue dos justos será derramado por Londres; queimado pelo fogo, no ano 66”
Em 2 de setembro de 1666, um pequeno fogarel que começou na padaria de Thomas Farriner em Londres, transformou-se em um incêndio de três dias que consumiu a cidade. A tragédia deixou mais de milhares pessoas desabrigadas.
O profeta Nostradamus também previu a morte o Rei da França, Henrique II, um ano antes de acontecer.
“O jovem leão vencerá o mais velho no campo do combate em uma única batalha; ele atravessará os olhos através de uma armadura dourada. Duas feridas se tornarão uma, então ele morrerá de uma morte cruel”
No verão de 1559, o rei foi morto pelo Conde de Montgomery em um combate de lanças. Montgomery era 6 anos mais novo do que o rei e ambos tinham leões em seus escudos. Henrique II foi ferido acidentalmente em dois lugares: um pedaço de lança quebrada perfurou seu olho; e uma outra peça atingiu sua têmpora (região entre o olho e o ouvido). O rei agonizou por 10 dias e morreu.
A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a queda da aristocracia também foi prevista por Nostradamus.
“Da população escravizada, canções, cantos e demandas, enquanto os príncipes e os senhores estarão presos nas prisões. Estes no futuro serão idiotas sem cabeça, recebidos como oração divina”
Em 1789, os franceses decidiram que já haviam tido o suficiente de um domínio aristocrático e tomaram o controle de Paris. A aristocracia foi tirada do poder, príncipes e senhores foram trancados na Bastilha e decapitados.
Quem foi Nostradamus?

Michel de Nostredame nasceu em 14 de dezembro de 1503, no sul da França, em Saint-Rémy-de-Provence. Acredita-se que Nostradamus (forma latina de seu nome) começou a prever o futuro após a trágica morte de sua esposa e filhos em um surto de peste na França.
Logo após o corrido, ele começou a viajar pela Europa, aprendendo sobre misticismo judaico e técnicas astrológicas.
Quando retornou à Provença, Nostradamus publicou a primeira de suas profecias em 1555, no que se tornou sua maior obra, “Les Prophéties” (As Profecias), com 942 previsões.
Uma das razões pelas quais as previsões de Nostradamus continuam a fascinar as pessoas é porque elas sempre foram vagas e nunca incluíram datas. Suas previsões poderiam, portanto, ser aplicadas a vários eventos ao longo dos séculos.
Nostradamus morreu em 2 de julho de 1566.






