Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Auditório da Universidade Estadual do Amazonas/Escola Normal Superior (UEA/ENS), zona Centro-Sul da capital, será palco do 4º Congresso Estadual da União de Negros e Negras pela Igualdade do Amazonas (UNEGRO/AM).
O evento promete uma programação rica em artes e debates, trazendo à tona questões fundamentais no combate à discriminação racial. Ocorrerá neste sábado, 25/11, a partir das 17h, com acesso gratuito e aberto ao público.
Entre os temas a serem debatidos, destacam-se a fiscalização da aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas, o Plano Estadual de Saúde da População Negra, a política estadual de garantia do território quilombola e a proposta de instituição da semana antirracista em órgãos públicos estaduais e municipais, principalmente nas escolas.
A programação artística contará com apresentações musicais de destaque, incluindo Sisi Rolim, Nay Souza, Yure Ferreira, DJ Fino, G13, e uma intervenção da dançarina Cleia Santos. A condução do evento ficará a cargo das mestras de cerimônia Isis de Manaus e Heully Leal.



Palestrantes Confirmados
O evento contará com a presença de palestrantes de renome, incluindo Lúcia Antony, presidente do PCdoB Estadual; Karla Cristina da Silva, do Ministério Público do Amazonas (MP/AM); e Beatriz Calheiros, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ainda compõe a lista de oradoras Eriana Azevedo, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM); Keila Fonseca, presidente da Associação das Crioulas do Quilombo de São Benedito; e Michelle Andrews, coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Amazonas (MinC/AM).
Também participarão Christopher Rocha, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Yann Evanovick, coordenador geral do Ministério da Educação (MEC); Luciana Farias, socióloga da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC); e Ruan Wendell, coordenador do coletivo LGBT.
Para conversar sobre cultura, estão confirmados Cândido Jeremias, secretario administrativo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM); Neilo Batista, presidente do Concultura; e Osvaldo Cardoso, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Preparativos
O evento em Manaus antecede o 6º Congresso Nacional da Unegro, programado para ocorrer de 8 a 10 de dezembro em Salvador. Fundada na Bahia, a organização articula movimentos em 25 Estados.
Em Manaus, o 4º Congresso Estadual trará debates e propostas voltadas à realidade amazônica. Com uma delegação de 33 atuantes na frente da Unegro no Amazonas, a entidade apresentará teses contra o racismo, preconceito e letramento racial para o 6º Congresso Nacional.
O que é a UNEGRO?
A União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO) é uma organização da sociedade civil com mais de 35 anos de atuação nacional. Há 18 anos presente no Amazonas, a entidade se dedica à construção de políticas contra a discriminação racial, contribuindo para a redução e erradicação do racismo no Brasil.

É presidida por Regina de Benguela, mulher preta, candomblecista, percussionista, atriz e ativista, com ampla atuação em diversas frentes.
A UNEGRO acumula reconhecimentos, incluindo a certificação de Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destinada a organizações que se destacam na luta contra desigualdades e preconceitos.
A entidade, em parceria com o governo federal, lidera a construção do comitê interministerial de ações afirmativas para a população negra na Amazônia Legal.






