Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No mês da Consciência Negra, novembro traz atividades de destaque para o Movimento Negro e diversos setores organizados, celebrando a identidade negra com orgulho. Em meio à iniciativa, a banda Papo de Preto apresenta o show “Black in Black”, prometendo uma noite repleta de ritmos musicais que celebram a cultura negra.
O evento, que ocorrerá neste sábado, 4/11, no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato, trará ao público um repertório que mescla samba rock, R&B contemporâneo e soul music, incluindo versões de obras icônicas de artistas como Jorge Ben, Tim Maia e Sandra de Sá. Além disso, a banda promete apresentar suas próprias composições, tornando a noite cheia de energia black power e altamente dançante.
O “Black in Black” se inspira nos Bailes Charme, que surgiram na década de 80 e ainda ocorrem no viaduto do Madureira, no Rio de Janeiro. Esses bailes são conhecidos por apresentar músicas negras, com destaque para o R&B contemporâneo e o swingbeat, acompanhadas por coreografias sincronizadas conhecidas como “passinhos,” que unem elementos de dança brasileira e americana.
União pela dança
Luiz Fernando Costa, vocalista e compositor do Papo de Preto, enfatiza a importância dos Bailes Charme e sua representatividade na comunidade urbana. Ele afirma que esses eventos desempenharam um papel fundamental na união da comunidade, na valorização da identidade negra e na promoção da cultura afro-brasileira. O “Black in Black” busca reviver esse legado, proporcionando um espaço de celebração da cultura negra no Estado do Amazonas, em Manaus.
“O Charme, baile preto, é muito importante e representativo. Primeiro, para a aglutinação da comunidade negra; segundo, para a valorização e autoestima dessa comunidade, onde homens e mulheres negros dançavam, se respeitavam e reafirmavam a sua posição sobre a questão cultural. Embora muitos ainda falassem sobre a americanização da cultura afro no Brasil, eu acho que tinha um pouco mais do que isso”, explicou.

“Os bailes dos anos 70 têm muito essa relação de aquilombar-se [acolhimento negro], de se ver no outro, já que em muitos lugares era proibido ou era difícil o acesso para a comunidade negra, ora por causa do valor ou por preconceito nos grandes clubes. Portanto, a possibilidade de a gente poder recriar esse processo aqui no nosso Estado, em um momento de reafirmação e reconstrução, é muito importante. E embora, sejamos minoria, a gente também tem uma identidade aqui e ajudou a construir esse Estado”, complementou que também é sacerdote de religião de matriz africana.
Programação vasta
Além da banda Papo de Preto, o evento contará com a presença do rapper amazonense Mc DaCota, que promete um show repleto de Hip Hop.
MC Greg também marcará presença, trazendo uma seleção de R&B clássico e contemporâneo da música negra brasileira.
Baile Charme toda quarta
Os organizadores do evento revelaram que o Baile Charme terá uma edição semanal. Realizado no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato, centro de Manaus, o evento será um ponto de encontro para os amantes do Baile Charme todas as quartas-feiras. Carol Calderaro, produtora do evento, expressa seu entusiasmo pelo evento e seu desejo de trazer esse movimento para Manaus.
“A ideia surgiu da minha pesquisa e do meu amor pela Black Music e do Charme contemporâneo. O Luiz entrou em contato comigo e acabou reacendendo um desejo meu de fazer um baile aqui em Manaus. Para mim, é um dos movimentos que mais representa, no Brasil, a identidade Negra”, declarou.
O “Black in Black” terá início às 20h, com entrada a R$ 15 até as 22h. Após esse horário, o valor da entrada será de R$ 20.






