Redação Rios
MANAUS (AM) – A Comunidade Árabe Palestina do Amazonas realiza, nesta quinta-feira, 19/10, às 17h, em frente ao Teatro Amazonas, no Largo Sebastião, no Centro, um ato de solidariedade com o povo originário da Palestina, que é vítima de uma campanha de limpeza étnica há 75 anos.
O evento pretende chamar a atenção para o sofrimento do povo palestino durante as últimas sete décadas, com a implantação por porte de Israel de uma política de Apartheid, conforme termo utilizado por grupos dos direitos humanos internacionais, como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch.
Leia também: Confrontos aumentam e palestinos mortos chegam a 64 na Cisjordânia
Estima-se que mais de 1 mil crianças palestinas foram assassinadas em 11 dias seguidos de bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza, cuja população civil é atacada de forma deliberada e é alvo de massacres, sendo o último deles, o registrado no ataque contra o hospital Batista Al-Ahli Arab, onde foram mortas, ao menos, 500 pessoas.
Desde 1948 até os dias atuais, conforme dados da ONU, o ocupação ilegal de Israel causou 5,6 milhões de refugiados palestinos que estão, hoje, espalhadas pelo mundo, pessoas que tem o seu direito de retorno negado pelo regime israelense. Também, há aproximadamente 5 mil palestinos, incluindo mulheres e crianças, nos cárceres de Israel, que comete abusos e torturas contra essas pessoas.






