Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Eu sou professor e hoje eu já não compareci na escola pela manhã pois não consegui dormir. Durante toda a semana a gente está sofrendo com esse descaso, a energia vai embora, e hoje a população chegou ao limite.”, disse um professor, que não teve seu nome divulgado, sobre a recorrente falta de energia elétrica na rua Jasmim de Caiena, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte.
Imagens mostram a comunidade inteira reunida na rua, aguardando uma solução por parte da concessionária responsável pelo fornecimento de energia. Uma moradora que registrou a situação disse: “O povo está revoltado, as horas estão passando e todo mundo sem poder dormir. O carro da Amazonas Energia continua aqui e não resolveram nada, estão vindo aqui todo dia e não resolvem.”
Outro morador revelou a quantidade de solicitações feitas no aplicativo da concessionária, indicando que a situação está acontecendo de forma recorrente, quase todos os dias.
Uma moradora desesperada com a situação acrescentou: “Queimou minha geladeira, queimou dois ventiladores, a bomba que tivemos que pagar para ajeitar. Até agora estou sem água em casa por conta da energia que foi embora de novo.”
Como forma de chamar a atenção para sua situação, os moradores decidiram protestar, ateando fogo em pneus e permanecendo todos na rua em um ato de manifestação contra a falta de energia. A comunidade exige uma solução imediata para o problema que tem ocorrido diariamente.
Em resposta à equipe do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Amazonas Energia declarou que tem enfrentado desafios em manter a estabilidade do sistema de fornecimento diante da alta demanda.
“Devido às altas temperaturas, estamos enfrentando um grande número de ocorrências. O fenômeno do El Niño tem contribuído para o aumento das temperaturas, o que, por sua vez, tem gerado algumas interrupções na rede. Nossas equipes foram reforçadas para lidar com essas ocorrências, no entanto, os índices são excepcionalmente elevados”, explicou em nota a Amazonas Energia.
*Colaboração Diana Rodrigues






