Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Dia Mundial do Skate foi celebrado no Centro de Manaus, neste domingo, 21/6, reunindo centenas de skatistas em uma grande manifestação da cultura skateboard no Amazonas. O evento destacou a liberdade, a criatividade, a união e a resistência que fazem parte da história do esporte.
Com seus skates, atletas profissionais e amadores saíram da concentração na Praça da Polícia e seguiram pela Avenida Sete de Setembro, levando habilidade e energia pelas ruas da capital. Durante o percurso, os participantes encararam obstáculos urbanos, resgatando a essência do skate de rua, considerado uma das principais vertentes da modalidade.
A programação foi encerrada na praça localizada sob a Ponte de Ferro, ao lado do antigo presídio, reunindo skatistas de diferentes gerações em um dia marcado por manobras, música, arte urbana e convivência comunitária.

“Foi uma grande confraternização que encerrou o evento na praça sob a Ponte de Ferro, ao lado do antigo presídio, reunindo skatistas de diversas gerações em um dia histórico de manobras, música, arte urbana e convivência comunitária. As apresentações de DJs, bandas de rock e a vibração do público transformaram o espaço em uma verdadeira celebração da cultura urbana amazônica”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Skateboard (FESBAM), Irailson Arruda.
Em alusão ao Dia Mundial do Skate, skatistas, artistas, apoiadores, voluntários e parceiros participaram de uma construção coletiva que fortalece a presença da modalidade nos espaços públicos de Manaus.
“Seguimos fortalecendo a cultura skateboard, ocupando espaços públicos e mostrando que o skate é muito mais do que um esporte: é inclusão, cidadania, expressão cultural e transformação social.”, destacou Arruda.
O evento foi organizado e realizado pela FESBAM e pelo Instituto Conexão Brasil, por meio das ações de Irailton Arruda e Jéssica Ferreira. A próxima edição do Go Skate Day, em 2027, já é aguardada pela comunidade skatista amazonense.






