Redação Rios
Manaus (AM) – A Operação Erga Omnes, que investiga um grupo criminoso suspeito de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção, colocou mais um nome ligado ao entorno do prefeito David Almeida (Avante) no centro de uma investigação policial.
Entre os presos está Anabela Cardoso Freitas, ex-chefe de gabinete de David e, até então, integrante da Comissão Municipal de Licitação de Manaus. Segundo a Polícia Civil, ela é alvo da apuração que investiga a existência de um núcleo político ligado a uma facção dentro da estrutura pública.

A prisão reacende o debate sobre o círculo político do prefeito, especialmente em um momento em que aliados já articulam sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas.
Leia também: Ex-chefe de gabinete de David Almeida, presa na Operação Erga Omnes, recebeu mais de R$ 586 mil entre 2021 e 2025
Não é o primeiro caso
Em outubro de 2025, o vereador Rosinaldo Bual (Agir), aliado político de David Almeida, foi preso em operação do Ministério Público que apura a atuação de um esquema criminoso na Câmara Municipal de Manaus.


Bual apoiou David na campanha de 2024. No dia do primeiro turno, um assessor do vereador foi flagrado com dinheiro em espécie, listas de eleitores e material de campanha, sendo preso sob suspeita de compra de votos para o prefeito.
Apoio de ex-governador cassado e preso
Em paralelo às investigações envolvendo aliados, David também recebeu recentemente sinalização de apoio do ex-governador José Melo, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2017, por abuso de poder político e econômico.

No ano seguinte, em dezembro de 2018, Melo foi preso preventivamente durante a Operação Custo Político, deflagrada pela Polícia Federal. A investigação apontou um esquema de desvio de recursos públicos da área da saúde no Amazonas, envolvendo contratos milionários firmados durante sua gestão.
Melo afirmou que pode ajudar na articulação da campanha no interior do Estado, caso a candidatura seja confirmada. “Se o David for candidato a governo, se for, eu vou ajudá-lo no interior”, declarou em entrevista a um portal de notícias local.






