Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma perna humana foi encontrada em uma balsa que realiza a limpeza de resíduos sólidos no Rio Negro, nas proximidades do Mirante Lúcia Almeida, no Centro, zona Sul de Manaus, na manhã desta quinta-feira, 19/2.
O membro foi localizado por trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) por volta das 7h, enquanto realizavam a limpeza e a separação de materiais recicláveis.
De acordo com informações repassadas pelos funcionários, o material recolhido estava acumulado em uma balsa utilizada na retirada de lixo da orla e de igarapés da capital. A estrutura havia recebido, no dia anterior, resíduos removidos da região da orla do bairro São Raimundo, após as fortes chuvas que atingiram a cidade.
Leia também: Cratera ‘engole’ picape durante temporal em Manaus
Sinais de decomposição
Segundo testemunhas, a perna corresponde à parte abaixo do joelho, com o pé ainda intacto, e apresentava sinais avançados de decomposição e inchaço.
Inicialmente, cogitou-se a existência de uma tatuagem próxima ao tornozelo, mas, conforme relato da equipe, tratava-se de marcas provocadas pelo processo de decomposição.


Membro encontrado por trabalhadores
Marlon Chagas, representante da equipe de limpeza, informou que o membro foi encontrado no momento em que os trabalhadores separavam garrafas PET para envio a projetos de reciclagem.
“Nos deparamos com essa perna humana em cima da balsa. Foi um susto”, relatou.
Ele explicou que o lixo é retirado do rio por meio de uma rede de contenção instalada na embarcação. O material fica preso, é içado por máquinas e depositado na balsa, onde passa por triagem.
“A gente faz essa limpeza diariamente. O que está acumulado na balsa é resultado de cerca de 19 dias de trabalho no Rio Negro”, afirmou.
Investigações
Até o momento, não há confirmação oficial se o membro pertence a um homem ou a uma mulher. Informações preliminares indicam que a perna teria sido separada na região do joelho, o que levanta a hipótese de possível esquartejamento, mas apenas exames periciais poderão esclarecer as circunstâncias.
O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do membro para exames de necropsia e tentativa de identificação. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que vai apurar a origem do membro e as circunstâncias do ocorrido.






