Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Foi oficializada nesta quinta-feira, 12/2, a filiação do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, ao PP, partido que faz parte da federação junto com o União Brasil, de Wilson Lima.
O objetivo é posicionar Tadeu como sucessor e candidato à reeleição ao Governo do Estado, liberando Wilson para disputar o Senado Federal.
Esse movimento revela uma dupla tentativa de pernada política. A primeira é contra o prefeito David Almeida (Avante), que já se preparava para disputar o Governo do Estado. David rompeu com Omar Aziz contando com o apoio de Tadeu nessa transição de governo. Agora, porém, aparece ainda mais vulnerável e enfraquecido com a formação de uma chapa entre Wilson e Tadeu.
A segunda pernada é contra o PL. Com Tadeu no PP, o discurso passa a ser o da “união da direita” em um palanque único, ancorado na articulação nacional que aproxima esses partidos do PL. Nos bastidores, circula que a ação mira tirar Maria do Carmo da disputa ao Governo do Estado e apoiar uma chapa encabeçada por Tadeu.
O movimento gerou reações. Em coletiva de imprensa, David Almeida tratou de minimizar a ida de Tadeu ao PP e disse que a decisão faz parte do “processo democrático”.
Maria do Carmo reagiu reafirmando sua candidatura ao Governo do Estado e afirmou que qualquer coisa fora disso é “conversa fiada”.
*Este texto é de caráter opinativo e não reflete, necessariamente, a posição editorial ou o entendimento do Portal Rios de Notícias.






