Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um guia de turismo de Manaus denunciou, em vídeo gravado no sábado, 31/1, o acúmulo de lixo no píer que integra o complexo turístico do Mirante Lúcia Almeida, na região central da capital. As imagens mostram uma grande quantidade de resíduos espalhados ao redor da estrutura, em uma das áreas mais visitadas por turistas.
Segundo o profissional, a situação foi registrada após um passeio realizado mesmo sob forte chuva. Ao retornar com visitantes à área do mirante, ele se deparou com o cenário de sujeira.
“Quando a gente retorna para Manaus com os nossos turistas, a gente está apresentando a natureza, a gente está apresentando tudo que a nossa cidade tem de melhor, mas quando a gente chega aqui, a gente se depara com isso aqui, essa tragédia”, afirmou.
Leia também: Chuva transforma ônibus em ‘submarino’ após alagamento no Monte das Oliveiras, em Manaus
O guia classificou o problema como resultado da falta de educação ambiental e cobrou ações mais firmes do poder público. Para ele, a situação prejudica diretamente o turismo e a qualidade de vida da população.
Ele destacou que a ausência de campanhas eficazes de conscientização contribui para o descarte irregular de resíduos, além da falta de cuidado por parte da própria população.
“A Prefeitura de Manaus precisa trabalhar mais firmemente em cima dessas campanhas de educação ambiental, a população precisa também aprender a coletar o seu lixo, aprender a jogar, destinar o seu lixo no local certo, para evitar esse tipo de coisa”, pontuou.
O profissional também alertou para os impactos ambientais mais amplos, relacionando o acúmulo de resíduos no Rio Negro à poluição dos oceanos.
“Todo esse lixo aqui vai descer, vai desaguar lá no Oceano Atlântico e muita gente pensa que a gente está brincando, que a gente está falando besteira. Aqui, vocês podem ver com os próprios olhos de vocês”, disse.
Até o momento, não houve posicionamento da Prefeitura de Manaus sobre o problema registrado no píer do Mirante Lúcia Almeida.






