Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A influenciadora Anaterra Oliveira, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, 29/1, entrevistou mulheres em situação de rua, mostrando as dificuldades que elas enfrentam diariamente.
Entre os registros, muitas mulheres relatam que chegaram às ruas após passarem por situações complicadas no convívio familiar. Além da preocupação com dinheiro, comida e abrigo, elas também enfrentam desafios relacionados à segurança e à integridade física.
“Tenho duas filhas, um medo constante por elas. Eu estava dormindo quando acordei e um homem estava do meu lado tentando passar a mão em mim”, relatou uma das entrevistadas.
Outra mulher comentou: “Um homem me puxou e me jogou dentro do carro, me levou para longe e depois me jogou para fora do carro”.
Leia mais: Ministério Público arquiva inquéritos que investigavam cartel de combustíveis em Manaus
As entrevistas também destacam as dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante a menstruação, como a falta de absorventes e locais adequados para higiene, além dos riscos constantes de assédio.
“É muito ruim, porque a gente não tem lugar para ir ao banheiro. Roupa suja, não tem absorvente. Às vezes peço para alguém comprar para mim, ou então tenho que improvisar, pegar um pano e usar”, contou uma delas.
Em outro relato, uma mulher afirmou: “Às vezes temos que tomar banho no meio da rua, no meio da calçada. Até mesmo quando arrumamos um homem para cuidar da gente e evitar abusos, eles mesmos acabam nos agredindo”.
Entrevistas nas ruas geram debates
Os vídeos de Anaterra Oliveira, que têm viralizado nas redes sociais, mostram entrevistas com homens e mulheres nas ruas do Rio de Janeiro, provocando debates sobre como os dois gêneros enfrentam dificuldades cotidianas.
A influenciadora revelou que o projeto começou em 2023, motivado pelo desejo de migrar do teatro para a psicologia e pela experiência de superar um relacionamento abusivo, levantando questionamentos sobre o papel de homens e mulheres na sociedade atual.






