Júnior Almeida – Rios de Notícias
BARCELOS (AM) – O peixe Cardinal realizou, na noite desta quarta-feira, 28/1, o ensaio técnico para o 30º Festival do Peixe Ornamental de Barcelos. A apresentação aconteceu no Piabódromo e foi marcada por muita energia dos torcedores cardinalizados e ajustes finais para a disputa.
Com o tema “Mariuá – Legado, subsistência e resistência”, o peixe vermelho e azul leva para a arena a vivência do caboclo do Médio Rio Negro. A proposta valoriza o modo de vida ribeirinho, a pesca ornamental e a resistência cultural e histórica da região.
O ensaio teve duração de 2 horas e 24 minutos. Dentro do Aquário Negro, os Cardinalizados mostraram entrosamento com os itens, ritmo forte e coreografias bem marcadas, mantendo o público atento do início ao fim. O Cardinal também se destacou pela quantidade de brincantes na arena, com um número maior que o do peixe adversário.
Leia também: Com tema sobre os Soldados da Borracha, Acará-Disco faz último ensaio técnico antes de disputa no sábado, 31
Durante a apresentação, a Rede Rios de Comunicação ouviu itens oficiais do peixe Cardinal. O mestre piabeiro Ewerton Mota destacou a intensidade da preparação e o significado do seu item na arena.

“A preparação é muito intensa. São dias corridos, todo mundo focado e ensaiando bastante. Eu levo o pavilhão junto com a porta-bandeira e também o rapiché, que é o instrumento usado na pesca do cardinal”, explicou.
A guerreira indígena Nay Salomé falou sobre a emoção do último ensaio antes do festival. Segundo ela, o ritmo é pesado, mas a equipe está pronta para alcançar o tão esperado 15º título.

“É um momento incrível, mas também muito desafiador. Os ensaios são intensos e o tempo é curto. Estou rouca de tanto treinar, mas a disputa está chegando e vamos dar tudo na arena. Estou no meu terceiro ano e me sinto muito mais preparada”, afirmou.
Outro momento que prendeu a atenção do público foi a apresentação da porta-estandarte Jaine Bastos. Em um dos atos, ela surgiu em uma estrutura metálica, erguida com o apoio dos brincantes.

Jaine falou a reportagem sobre a preparação para mais uma disputa acirrada. “A preparação é física e mental. A gente precisa estar bem emocionalmente. Sou ansiosa e lido muito com essa questão, mas estou confiante. A expectativa é fazer uma boa apresentação para o meu item”, disse.
Festival e cobertura especial
O 30º Festival do Peixe Ornamental de Barcelos já acontece nesta quinta-feira, 29, com a abertura oficial à meia-noite, no Piabódromo da capital internacional da pesca esportiva.
Ao longo de toda a programação, o Fespob vai reunir apresentações culturais, shows musicais e a tradicional disputa entre os peixes Acará-Disco e Cardinal no sábado, 31.
A Rede Rios de Comunicação acompanha o evento com uma cobertura especial no Médio Rio Negro. A programação inclui entradas ao vivo, entrevistas e bastidores pela Rádio Rios FM 95,7, além de reportagens no Portal e Jornal Rios de Notícias.






