Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A árbitra assistente amazonense Anne Kesy foi incluída, nesta terça-feira, 27/1, no primeiro quadro profissional de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ela é a única representante da região Norte na iniciativa inédita, que prevê remuneração fixa, avaliações constantes e dedicação prioritária à arbitragem.
Ao todo, a entidade selecionou 72 profissionais que passarão a integrar um grupo considerado de elite no futebol brasileiro.
Aos 33 anos, Anne já representa o Amazonas no quadro internacional de arbitragem e atua em competições de alto nível, o que reforça sua responsabilidade e projeção nacional e internacional.
Graduada em Educação Física e Fisioterapia, a profissional começou na arbitragem em 2009 e, desde então, ela seguiu com um trabalho consistente fazendo-a integrar o quadro da FIFA em 2022, passando a poder atuar em competições internacionais. Desde então, ela passou por uma trajetória marcante.
Somente em 2025, ela esteve presente em partidas do Campeonato Brasileiro, incluindo as Séries A e B. Anne Kesy também atuou em competições estaduais e nacionais do futebol masculino, como a Copa Verde e a Copa do Brasil. Em outubro, ela representou o estado na Copa do Mundo Feminina Sub-17, no Marrocos.
Leia mais: Faltam 150 dias para o 59º Festival Folclórico de Parintins
A ‘nata’ da arbitragem
O Programa de Profissionalização da Arbitragem (PRO) surgiu após mudanças no futebol brasileiro, como a implementação de fair-play financeiro e até mesmo a alteração do calendário, em um investimento que chega a aproximadamente R$ 195 milhões no biênio 2026/2027.
Anne Kesy e os demais colegas receberão salários mensais, taxas variáveis e bônus por desempenho, além de suporte completo nas áreas de saúde, preparação física e análise de performance, além de serem avaliados e integrarem um ranking atualizado rodada a rodada, com possibilidade de promoção ou rebaixamento.






