Elen Viana – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – A contagem regressiva oficial para o 59º Festival Folclórico de Parintins já começou. Nesta terça-feira, 28/1, faltam apenas 150 dias para o maior espetáculo a céu aberto do mundo.
Em 2026, o evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, no Bumbódromo, localizado na Ilha da Magia, a 369 quilômetros de Manaus, com a tradicional disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
Neste ano, o Caprichoso deve levar para o Bumbódromo o tema “Brinquedo que canta seu chão”, que destaca o sentimento que une gerações de brincantes, artistas e torcedores do boi negro de estrela azul. A proposta é transformar o amor pelo Caprichoso em arte e cultura, além de celebrar o boi como símbolo da identidade amazônica e do orgulho de Parintins.
O boi negro já deu início à gravação das toadas do álbum 2026. O trabalho está sendo realizado em estúdio e inclui sessões de percussão com músicos da Marujada de Guerra, além da participação de produtores responsáveis pela identidade sonora do projeto.
Leia mais: Barcelos: a primeira capital do Amazonas que dita o ritmo econômico e cultural do Alto Rio Negro
Já o boi-bumbá Garantido, em busca do bicampeonato, defenderá o tema “Parintins: Portal do Encantamento”, que promete levar o público a uma viagem mágica pela Ilha Encantada, celebrando a ancestralidade, os batuques e as encantarias.
O boi do povão anunciou que já iniciou oficialmente a produção do álbum de estúdio. Após meses de pré-produção, o projeto entrou na fase de gravações, realizadas no recém-inaugurado Estúdio Garantido, localizado dentro da própria associação do bumbá.
Cobertura
A Rede Rios de Comunicação, diretamente da Ilha Tupinambarana, seguirá realizando a cobertura completa da temporada bovina por meio do projeto “Rios na Ilha”, com todos os detalhes do que acontece nos bastidores e durante o festival de Parintins.












