Redação Rios
IRÃ – Subiu para 6.126 o número de mortos nos protestos contra o governo iraniano, segundo um novo balanço divulgado nesta terça-feira, 27/1, pela Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (HRANA), com sede nos Estados Unidos.
De acordo com a organização, entre as vítimas estão pelo menos 5.777 manifestantes, 214 membros das forças governamentais, 86 crianças e 49 civis que não participavam dos protestos. A HRANA também informou que mais de 41,8 mil pessoas foram presas desde o início dos protestos.
Leia também: Lula se reuniu com dono do Banco Master em encontro fora da agenda oficial
O governo iraniano contesta os números apresentados pela ONG. Segundo dados oficiais, 3.117 mortes foram registradas até o momento, das quais 2.427 eram civis ou integrantes das forças de segurança, e os demais classificados pelo regime como “terroristas”.
A crise interna intensificou-se nos últimos dias e gerou repercussão internacional: um porta-aviões e um grupo de ataque dos Estados Unidos chegaram à região na segunda-feira, 26, em meio a tensões crescentes e diante da possibilidade de uma resposta americana à repressão aos protestos no Irã.
*Com informações da Agência Estado












