Redação Rios
MANAUS (AM) – Começou nesta terça-feira, 13/1, a 2ª edição do “Férias no Bosque”, no Bosque da Ciência, espaço do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
O evento, que segue até 25 de janeiro, oferece atividades gratuitas para crianças e jovens, com foco em educação ambiental, ciência e turismo sustentável. Para participar, é necessário agendar no site do Bosque da Ciência.
O período de férias escolares, segundo especialistas, aumenta o tempo de ociosidade das crianças e o uso de telas. Eventos como o “Férias no Bosque” são alternativas de lazer educativo que unem conhecimento científico e diversão.
Leia também: Andanças de Ciganos celebra 50 anos com grande festa na Cachoeirinha
Pais destacam importância educativa
A dona de casa Judite Neves, mãe de João Victor, de 11 anos, destacou o papel do evento no aprendizado do filho, que tem interesse por animais. “Participar do ‘Férias no Bosque’ é um grande aprendizado e uma oportunidade de meu filho se desligar das telas”, disse.
João Victor participou da atividade “A Biodiversidade que eu vejo no Bosque”, organizada pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea), que despertou o interesse do garoto em ser biólogo.
A servidora pública Mary Nozawa levou a filha, Linda, e os primos para conhecer o espaço. Segundo ela, os visitantes ficaram encantados com animais como a ariranha, macaquinhos e a cobra “arco-íris”, apresentada na oficina “Prevenção de acidentes por animais peçonhentos”, do grupo Amazônia Selvagem.
“Essa experiência ajuda a expandir o conhecimento e a curiosidade das crianças, permitindo que compartilhem o que aprenderam quando voltarem às aulas”, afirmou.
A professora de Geografia Daniela Azevedo, que trouxe suas filhas durante as férias, reforçou a importância de eventos que combinam aprendizado e diversão. “É essencial que todos conheçam a riqueza do ambiente amazônico”, disse, destacando a interação com plantas nativas e a fauna local.
A nutricionista Weiny Laura também participou e avaliou como enriquecedor o contato com a natureza e os animais. “Entre as atividades, tive a oportunidade de interagir com a aranha-caranguejeira e conhecer cientificamente várias espécies de cobras”, comentou, incentivando outras pessoas a visitarem o bosque.
Programação e participação
Todas as atrações do “Férias no Bosque” são gratuitas, mas a participação exige agendamento prévio no site do Bosque da Ciência. A programação inclui oficinas educativas, observação de animais, atividades lúdicas e científicas para crianças e jovens.
Confira a programação completa
*Com informações da assessoria












