Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que cerca de 484 novos veículos de transporte coletivo foram entregues durante sua gestão à frente da Prefeitura de Manaus. O levantamento foi divulgado na segunda-feira, 12/1, e gerou questionamentos entre moradores da capital amazonense.
Segundo a Prefeitura, os ônibus foram adquiridos por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ao longo de cinco anos e contam com melhorias como ar-condicionado, câmeras de segurança e elevadores para pessoas com deficiência (PCDs).
Leia também: Plínio Valério descarta aliança do PSDB com Omar Aziz: ‘Ele apoia o governo Lula e eu faço oposição’
Apesar da divulgação, internautas criticaram o transporte coletivo nas redes sociais. Entre as reclamações, estão a falta de estrutura adequada dos ônibus e a demora no tráfego. Uma moradora comentou que o prefeito não conhece a realidade enfrentada diariamente por estudantes e trabalhadores, enfrentando ônibus lotados.


Outros relatos apontam que, apesar da entrega de veículos novos, nas ruas predominam ônibus velhos e sujos. Problemas estruturais, como goteiras durante o período de chuvas e ar-condicionado ineficiente, também foram destacados por usuários do sistema, principalmente em bairros como Santa Etelvina.
Pesquisa aponta dificuldade
A dificuldade de mobilidade em Manaus também foi destacada pela pesquisa Viver nas Cidades – Mobilidade Urbana 2025. O levantamento apontou que os moradores gastam, em média, mais de duas horas diárias em deslocamento, acima da média nacional de 116 minutos.
O estudo mostrou ainda que 58% da população depende de transporte individual, enquanto apenas 38% usam ônibus regularmente, sendo o preço da tarifa apontado como um dos principais obstáculos.












