Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em conversa exclusiva ao quadro ‘Rios Entrevista’, do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o prefeito de Barcelos, Radinho Alves (União), revelou detalhes dos bastidores da preparação para a edição histórica do Festival do Peixe Ornamental (FesPob), que completa três décadas em 2026.
O evento folclórico tradicional tem como protagonistas duas agremiações, peixeAcará-Disco e o Cardinal, e acontece anualmente, sempre no primeiro semestre do ano, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no Piabódromo, a arena de apresentações.
“Nossa equipe já está trabalhando ali, remodelando todo o centro do nosso município. Assim como já entraram também dentro do Piabódromo para a gente fazer os reparos necessários e, assim, poder recepcionar o nosso turista. Além disso, nossa Praia Grande também já começa a entrar nesse clima do festival.”
Radinho Alves, prefeito de Barcelos
A expectativa neste ano é receber cerca de 10 mil visitantes. “Cada pessoa gastando R$ 1.500, a gente está falando de 10 a 15 milhões de reais circulando na nossa economia com o FesPob”, projetou o gestor municipal.
Segundo Radinho Alves, o movimento de turistas no município começa bem antes do festival.“Muitas pessoas não deixam para ir ao FesPob somente na semana do festival. Elas começam a chegar em Barcelos no fim de dezembro e início de janeiro, período em que os barcos já começam a ir lotados por conta das férias escolares”, explicou.
Programação
A festa acontece espalhada por três locais estratégicos da cidade. A abertura, no dia 29, contará com show de Klessinha na“Noite dos Visitantes”. Na sexta-feira, dia 30, rola o Luau na Praia Grande, com atrações regionais durante toda a noite.
O grande momento é no sábado, dia 31, quando Acará-Disco e Cardinal se enfrentam na disputa no Aquário Negro — como é carinhosamente chamado o Piabódromo. Logo após as apresentações das agremiações, a cantora Manu Batidão comanda a festa com show nacional na arena.

No domingo, 1º de fevereiro, a programação acontece durante todo o dia na praia, com artistas regionais e locais. O encerramento fica por conta do Grupo Revelação, que sobe ao palco com o tradicional Pôr do Sol, às 18h30.
Além do Piabódromo, o festival também acontece no Turistódromo, na Praça do Município, onde ficam expostos os peixes ornamentais, além da área gastronômica e de artesanato.
Rivalidade
A disputa entre Acará-Disco e Cardinal divide a cidade de forma intensa e apaixonada. “É uma disputa de Vasco e Flamengo, Caprichoso e Garantido. Lá em Barcelos é Acará-Disco e Cardinal. Tanto é que eu sou Acará-Disco e minha vice-prefeita é Cardinal. E eu falo: ‘no mês de janeiro nós temos que ser o festival’”, ressaltou o prefeito Radinho Alves.
“Lá, alguns familiares já olham de cara feia para o outro, né? Mas é claro, sempre com muito respeito. Existe essa diferença entre alguns não usarem mais preto, outros não usarem mais o vermelho ou o azul, porque quem é Acará-Disco usa as cores preto e amarelo, e quem é Cardinal usa azul e vermelho. Tanto que a população se divide, principalmente nas redes sociais. Tem gente que diz assim: ‘não quero nem falar contigo agora no mês de janeiro. Passou o festival, aí a gente volta a conversar’.”
Radinho Alves, prefeito de Barcelos

Pesca esportiva
O município é conhecido internacionalmente como a capital da pesca esportiva e movimenta valores expressivos, segundo o prefeito.
“Temos o oásis da pesca esportiva aqui. O mundo todo está de olho em Barcelos em busca do grande tucunaré. Tucunaré de 90, 94 centímetros é o que o pescador esportivo sonha em capturar. Mas o nosso município também é conhecido muito antes da pesca esportiva como a capital da pesca ornamental, porque a maior biodiversidade de peixes ornamentais está no Rio Negro e no município de Barcelos.”
São mais de 200 espécies ornamentais exportadas para o mundo todo. “Não é somente o Acará-Disco e o Cardinal, mas cerca de outras 200 espécies que existem no nosso município e que são exportadas para o mundo inteiro, gerando grande lucro em nossas exportações“, disse o prefeito.



A localização privilegiada explica essa riqueza. Barcelos é o segundo maior território municipal do país e o maior do Amazonas, com mais de 122 mil quilômetros quadrados. “Nós temos em Barcelos o maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de mil ilhas. É nesses ambientes que está o nosso peixe ornamental”, contou Radinho.
A economia gira em torno do turismo. “Hoje a nossa economia é baseada no turismo”, afirmou o prefeito, citando que o setor movimenta desde a hotelaria e as embarcações até o comércio local e os barcos que levam aquaristas às comunidades e igarapés da região.
Antiga capital
Poucos sabem, mas Barcelos ocupa um lugar especial na história do Amazonas. “Nosso município foi a primeira capital do estado do Amazonas em 1758. Para quem não conhece, Barcelos foi fundada com esse propósito. Depois, o título de capital passou para Manaus, mas primeiramente foi Barcelos quem teve esse papel”, explicou o prefeito.


Para quem ainda não conhece a cidade, o convite é direto. “Quem vai conhecer Barcelos pela primeira vez, eu só digo uma coisa: você vai sair apaixonado por Barcelos. Vai encontrar um povo acolhedor, um povo aguerrido, pessoas que de fato vão fazer você se sentir em casa”, garantiu o gestor.
“Deixa Barcelos te encantar. Tenho certeza absoluta de que, a partir do momento em que você conhecer Barcelos, vai dizer: ‘cara, conheci o melhor município do país’.”
Radinho Alves, prefeito de Barcelos
Cobertura Multiplataforma
Com destino ao Alto Rio Negro, a Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO prepara uma cobertura multiplataforma especial da 30ª edição do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, localizado a 399 quilômetros de Manaus.

Durante todo o período do festival, os perfis da Rádio Rios FM 95,7 e do Portal Rios de Notícias terão entradas ao vivo, entrevistas exclusivas e informações direto da arena e da programação cultural.












