Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas FC anunciou Márcio Fernandes, de 63 anos, como novo técnico para a temporada 2026. Experiente, o treinador chega com dois títulos da Série C no currículo, mas apresenta números modestos no último ano. Em 2025, Márcio venceu apenas sete das 32 partidas que comandou.
O treinador carrega no currículo um bicampeonato da Série C, conquistado pelo Vila Nova nos anos de 2015 e 2020. No entanto, Fernandes passou por cinco clubes no último ano e não conseguiu sequência em nenhum deles.
Iniciando a temporada de 2025 no Paysandu, o técnico acabou sendo demitido em fevereiro. Retornou ao clube em setembro, mas terminou rebaixado na Série B, com a queda confirmada três rodadas antes do fim da competição, em novembro.
Leia também: Amazonas FC anuncia Márcio Fernandes como novo técnico
Entre as duas passagens pelo Papão, o técnico ainda comandou Inter de Limeira, Botafogo-PB e CSA. Na Inter, não venceu no Paulistão e pediu demissão após o rebaixamento. No Botafogo-PB, deixou o cargo com apenas uma vitória em seis partidas. Já no CSA, comandou a equipe em quatro jogos e foi novamente demitido.
Somados os trabalhos individuais na última rodada, o novo técnico do Amazonas FC não passou de 10 partidas em nenhum dos clubes que dirigiu. O desempenho de Márcio Fernandes em 2025 foi de sete vitórias, nove empates e 16 derrotas, com aproveitamento de 31,25%.
O jornalista e apresentador do Esporte Rios da Rádio Rios FM 95,7, Keynes Breves destacou a desconfiança entre os torcedores com a chegada do técnico, principalmente pelo desempenho na última temporada.
“O técnico Márcio chega com muita desconfiança; grande parte da torcida não gostou da contratação, porque os números dele na temporada passada foram bem aquém de um técnico vencedor. A torcida está com o pé atrás, principalmente após a queda do Amazonas para a Série C. Acredito que será um ano de reconstrução, mas essa reconstrução precisa ser transparente, o que não tem acontecido”
Keynes Breves, jornalista
O que diz o Amazonas FC
Apesar disso, o Amazonas FC aposta na bagagem do treinador. A diretoria ressalta a experiência de Márcio Fernandes na Série C, onde conquistou dois títulos, além de campanhas consistentes ao longo da carreira. Outro ponto levado em conta pelo clube foi o conhecimento da região e o fato de já ter trabalhado com alguns jogadores do elenco atual.
Márcio destacou o compromisso com o projeto da equipe amazonense. “A satisfação é muito grande de vir defender o Amazonas. É muito bom estar aqui, porque podemos usufruir da estrutura, o que nos dá uma boa condição de trabalho para iniciar o campeonato nível elevado“, afirmou o treinador.
A estreia do técnico está marcada para este sábado, 10/1, às 18h30, contra o São Raimundo, na Arena da Amazônia.












