Gabriela Brasil – Rios de Notícias
AUTAZES (AM) – Uma comunidade rural do município de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, ficou cercada por uma grande queimada que se alastrou em área de vegetação, neste sábado, 9/9. O rápido avanço do fogo colocou em risco famílias que viram o fogo se aproximar das residências da região.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a comunidade encoberta por uma fumaça densa e escura, enquanto famílias tentam fugir do incêndio em uma comunidade próxima ao aeroporto do município.
Em desespero, moradores reclamam da falta do caminhão pipa, e tentam sozinhos apagar o fogo que ameaçava atingir as residências. “Sai de dentro da casa, vai queimar”, diz uma das moradoras.
Em certo momento, outra moradora se desespera com a possibilidade da casa ser tomada pelo fogo que se aproximava da moradia. No fim, o incêndio se distanciou das casas e tomou direção a outro ramal.
Queimadas
Uma onda de queimadas tem atingido, nos últimos dias, o município de Autazes. Conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no dia 1º de setembro, o município concentrou cerca de 8,7% de queimadas na Amazônia Legal.
Com o aumento de queimadas ilegais a Prefeitura de Autazes publicou o decreto N° 22/2023, no dia 31 de agosto, para criminalizar qualquer ação lesiva ao meio ambiente por meio do uso de fogo em área de vegetação.
A penalidade pode variar dependendo da gravidade da infração de leve (11 unidades de referência tributária) para gravíssima (250 unidades de referência tributária). Cada unidade corresponde ao valor de R$ 60,34.
“Os valores arrecadados serão revestidos em favor das ações de combate a queimadas no âmbito deste município”, diz o decreto.
Caso os infratores sejam flagrados, podem também ser presos com base no código 250 do Processo Penal, sob pena de reclusão de três a seis anos e multa.
Conforme a Prefeitura de Autazes, ações para amenizar os efeitos das altas temperaturas e chuvas abaixo da média estão sendo tomadas desde 15 de junho. Uma das primeiras medidas foi a formação de um grupo de ações integradas para combater incêndios e queimadas no município.
“A Prefeitura de Autazes reforça que está com as equipes em campo dia e noite, em regime de plantão, recebendo informações do Ciops, para combater os incêndios e focos de calor, e pede o apoio da população para não praticar ações de queimadas em áreas de pasto ou plantações nesse período”, diz a nota






