Redação Rios
MANAUS (AM) – Uma operação da Polícia Federal com apoio da Polícia Militar do Amazonas flagrou, na quinta-feira, 18/12, estaleiros clandestinos usados para montar e reformar dragas de garimpo ilegal nas proximidades da Ponte do Rio Negro, em Manaus.
A ação ocorreu após denúncias apontarem que embarcações destinadas ao garimpo estavam sendo construídas e adaptadas de forma irregular na região. Após monitoramento, os agentes confirmaram a existência das estruturas e realizaram a fiscalização.
Leia também: Na Venezuela, caças americanos sobrevoam região próxima a Caracas
No local, os responsáveis não apresentaram autorização da Marinha do Brasil para o funcionamento dos estaleiros. Os policiais encontraram estruturas típicas de dragas de garimpo, algumas com identificação do município de Porto Velho (RO), o que indica possível ligação com outras áreas de atividade garimpeira ilegal.
Durante a operação, foram apreendidos equipamentos usados no garimpo, como tapetes e separadores de ouro, maçaricos e bacias de garimpagem. Também foram recolhidas seis embarcações já utilizadas ou prontas para uso na atividade ilegal, entre elas duas dragas completas, um rebocador novo sem motor e duas balsas adaptadas.
Segundo a Polícia Federal, o estaleiro clandestino foi identificado, e as investigações seguem para apurar quem são os responsáveis pelas embarcações e pela estrutura utilizada no esquema de garimpo ilegal.
*Com informações da assessoria






