Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho, conhecido como Raiz, recebeu nesta sexta-feira, 12/12, a Medalha Ruy Araújo, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A homenagem, feita pelo deputado George Lins (União), reconhece uma trajetória iniciada ainda na juventude, quando Raiz ingressou no serviço público no ano de 1962 como office boy, e, ao longo de cinco décadas, ocupou funções que moldaram a administração do município localizado na calha do Rio Madeira.
“É a medalha mais importante do parlamento amazonense. Para a gente, é uma satisfação muito boa estar aqui representando a cidade, não é para mim, é para Novo Aripuanã”, afirmou o prefeito em entrevista à Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO.
O político já foi vice-prefeito do “município das Lendas” por três mandatos e ocupou funções como fiscal de renda e representante de Novo Aripuanã na capital. Também foi eleito prefeito entre 1997 e 2000. Hoje, retorna ao comando da cidade e completa o primeiro ano de gestão deste segundo mandato.
Leia também: Manacapuru também quer mudança: Professora Maria do Carmo reúne jovens e lideranças políticas na capital das cirandas

Reconhecimentos
Raiz destacou que 2025 tem sido um ano de reconhecimento institucional. “Nós recebemos a medalha D. Pedro, recebemos comenda da Polícia Militar do Amazonas, e agora estou aqui na Assembleia. Isso é fruto do nosso trabalho e de toda a equipe”, disse.
O prefeito também projetou as entregas do aniversário de 70 anos de Novo Aripuanã, que será celebrado neste dia 19 de dezembro. “Nós estamos inaugurando quatro obras no dia 19 e, até o fim do ano, serão 18 no total. UBS, escolas, quadras, casas de apoio, grupos geradores e iluminação de LED na zona rural do nosso município”, declarou.
Raiz lembrou ainda o equilíbrio administrativo do município ao longo dos últimos anos. “Hoje estamos equilibrados financeiramente, na saúde, na educação e no social. Isso facilita enfrentar os desafios da Calha do Madeira, que não são poucos”, reforçou.
Sucesso do FestLendas
O prefeito também mencionou o impacto cultural e econômico do FestLendas 2025, festival que movimenta a cidade e atrai visitantes de toda a região. Neste ano, o evento mais importante do calendário, ganhou a cobertura multiplataforma da Rede Rios.
“A Rede Rios de Comunicação acompanhou tudo de perto e foi testemunha do espetáculo que nós fizemos em 2025”, disse Raiz.
“Vocês fizeram uma excelente cobertura, como as outras emissoras também. E o resultado foi muito bom para nossa ‘metropolitana’. Todo mundo foi, assistiu, voltou na paz e viu o quanto o FestLendas se tornou um grande espetáculo para Novo Aripuanã”
Raymundo Lopes, prefeito de Novo Aripuanã
Legado político
O deputado estadual George Lins (União Brasil), autor da homenagem, disse à reportagem que a escolha “é uma justa homenagem a um homem público que já fez e continua fazendo pelo seu povo. Um lutador incansável”, acrescentou.

George também destacou a continuidade de um legado político em Novo Aripuanã. “O trabalho que começou com Jocione Souza [ex-prefeito] hoje tem no Raiz um gestor que entende a essência da política e responde à confiança da população com o trabalho desenvolvido”, salientou.
A cerimônia, marcada pela presença de autoridades estaduais, como o ex-deputado Belarmino Lins, e de lideranças municipais, entre elas o ex-prefeito e aliado de longa data Jocione Souza, reforçou a presença de Raiz ao comando de Novo Aripuanã após 24 anos de seu primeiro mandato.












