Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS intitulada “A ‘sede’ do Catalão: comunidade flutuante sofre com a falta de água potável em meio ao Rio Negro” conquistou o segundo lugar na categoria Webjornalismo no 4º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental, realizado na noite de quinta-feira, 4/12, no Centro Histórico de Manaus.
A reportagem premiada, assinada por Gabriel Lopes, com imagens de João Dejacy e Hudson Neris, produção de Nayandra Oliveira, edição de texto de Fábio Leite e artes de Abraão Torres, aborda a difícil realidade dos moradores da comunidade do Catalão, localizada no município de Iranduba.
Apesar de ser conhecida como a “Cidade sobre as Águas”, a comunidade enfrenta sérios problemas de acesso à água potável, um desafio básico de infraestrutura que afeta diretamente a qualidade de vida da população local.

Leia também: Reportagem do Rios de Notícias conquista 1º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo no AM
Em entrevista ao riosdenotícias.com.br, o jornalista Gabriel Lopes destacou que o prêmio é resultado de um trabalho coletivo.
“É fruto de um esforço em equipe, de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo. A matéria escrita é apenas uma das frentes desse trabalho multimídia, que inclui o documentário. O objetivo é dar voz à comunidade, mostrar as histórias do povo do Catalão e causar um impacto por meio do jornalismo que transforma e revela a verdade”, afirmou Lopes.
Reconhecimento ao trabalho jornalístico
A diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes, destacou que o prêmio reflete o compromisso contínuo do grupo com a produção de pautas relevantes e o fortalecimento da imprensa regional.
“Essa conquista é uma prova de que o jornalismo produzido no Amazonas tem peso e reconhecimento a nível nacional. Estamos extremamente felizes em ver nossos repórteres sendo premiados por trabalhos que combinam sensibilidade, profundidade e impacto social. Nosso trabalho é, antes de tudo, um esforço coletivo, e essa vitória é de toda a nossa equipe, que se dedica com muito carinho e seriedade todos os dias para levar o melhor jornalismo à nossa comunidade”, afirmou Kellen.
O diretor de Jornalismo do Portal Rios de Notícias, Rômulo Araújo, destacou o prestígio que o veículo tem conquistado no cenário local.
“Pelo segundo ano consecutivo, o Rios de Notícias é reconhecido como um dos principais veículos de comunicação de Manaus e do Amazonas. Isso é resultado da dedicação da nossa equipe de editores, repórteres, fotógrafos e de toda a nossa estrutura de mídias. Este prêmio reforça a nossa missão de dar visibilidade aos problemas da população, como no caso da reportagem do Gabriel Lopes, que aborda a falta de acesso à água potável em uma comunidade que vive literalmente sobre as águas. O jornalismo é isso: dar voz e visibilidade aos problemas que precisam ser solucionados”, avaliou Araújo.

Crescimento do prêmio
Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da Águas de Manaus, comentou sobre o sucesso da quarta edição do prêmio, que registrou um recorde de inscrições.
“Este ano, tivemos 300 inscrições, um número nunca antes alcançado. O Prêmio de Jornalismo Ambiental é uma das maiores e mais importantes premiações do Brasil na área de saneamento básico, e este ano tivemos um expressivo aumento de participação. O prêmio valoriza o trabalho dos jornalistas no Amazonas, um estado com desafios significativos na área de água e saneamento”, destacou Freitas.

O evento reuniu diversos profissionais de comunicação, com premiações nas categorias de mídias digitais, fotojornalismo, webjornalismo, impresso, entre outras. O objetivo foi reconhecer a dedicação de jornalistas em temas relacionados ao saneamento básico e à preservação ambiental.
Categoria Impresso
Na categoria Impresso, a jornalista Elen Viana, do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, conquistou o segundo lugar com a matéria “Poluição plástica ameaça rios do Amazonas”, publicada enquanto estava no Jornal Amazonas Em Tempo. A reportagem discute os riscos da poluição por plástico nos rios da Amazônia e seus impactos na fauna, flora e ecossistemas terrestres.

“Essa matéria foi fruto de um trabalho coletivo, não foi apenas minha, mas de muitas pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para a realização dela, especialmente às mulheres que fazem um jornalismo diferenciado, trazendo à tona pautas importantes. Muitas vezes, nosso trabalho é minimizado, mas com essa premiação, mostramos que somos capazes e que é fundamental que os amazonenses falem sobre a Amazônia”, ressaltou Elen Viana.
Prêmios do Rios de Notícias
A premiação do Rios de Notícias no 4º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental é a segunda conquista no concurso de reportagens em apenas dois anos de funcionamento do portal. Em 2024, o riosdenoticias.com.br também ficou com o segundo lugar, com a reportagem “Em Manaus, comunidades tradicionais têm acesso à água no maior bairro indígena do país”, assinada pela jornalista Lauris Rocha.
O Rios de Notícias também conquistou dois prêmios no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2025. Na categoria Jornalismo em Texto, o primeiro lugar foi para a reportagem de Elen Viana, intitulada “Motogirls: Como mulheres estão transformando o mercado de entregas em Manaus”. O portal também ficou com o terceiro lugar, com a reportagem de Lauris Rocha “Projeto Florescer: mães de crianças com câncer transformam dor em fonte de renda no Amazonas”.












