Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Inovatec 2025 começou nesta quinta-feira, 27/11, sua oitava edição, evidenciando o crescimento do evento e a força criativa dos estudantes do Centro Universitário Fametro.
A reitora Maria do Carmo Seffair afirmou que o espaço se consolidou como um ponto de encontro para ideias com potencial de impacto direto na sociedade. “O Inovatec cresce a cada ano. Hoje vemos uma verdadeira tempestade cerebral de talentos”, afirmou.
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a reitora reforçou que o objetivo central da feira é aproximar teoria e prática. “Aqui estão alunos que exercitam na prática aquilo que aprendem. É um celeiro de talentos, e muitos projetos podem realmente transformar vidas”, destacou, citando soluções voltadas à saúde e à inclusão desenvolvidas pelos estudantes.
Leia também: Inovatech Fametro 2025 acontece em 27 e 28 de novembro com tema voltado à robótica e inclusão
Maria do Carmo adiantou ainda que a expansão do evento já está nos planos da instituição. “Sempre que pudermos, vamos ajudar essa feira a crescer. Queremos que agregue outras escolas e se torne um grande evento de tecnologia e inovação em Manaus”, destacou.

Neste ano, o evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, no Salão Mogno, com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite entre os dias 27 e 28 de novembro e traz como tema “Robótica Colaborativa e Acessibilidade”, com foco em como a tecnologia pode transformar vidas e ampliar a inclusão.
A coordenadora dos Cursos de Computação da Fametro, Aline Mary, destacou o amadurecimento da feira e as novidades desta edição. “Um dos principais destaques é o campeonato de ragatón feito pela Delta Solutions. É um diferencial que não tivemos no ano passado”, afirmou.
Ela também ressaltou a nova forma de reconhecimento aos trabalhos apresentados. “Além dos troféus, os alunos terão imersões nas empresas presentes na feira. É uma oportunidade real de vivenciar o mercado de tecnologia”, explicou.
A coordenação lembra que o Inovatec ainda segue aberto ao público. “Quem não veio ainda, pode participar amanhã. A feira fica aberta o dia inteiro e todos são bem-vindos”, reforçou, ao divulgar os horários do segundo dia de programação.












