Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um morador identificado como Hernandes voltou a denunciar, por meio das redes sociais, a presença de uma cratera na rua Ládario, no conjunto Canaranas, zona Norte de Manaus. O vídeo foi publicado no último domingo, 23/11.
Nas imagens, é possível ver fitas isolando a área, enquanto a cratera continua ameaçando residências vizinhas e prejudicando a mobilidade dos moradores.
Segundo Hernandes, já se passaram doze dias desde o último desbarrancamento, e ninguém foi chamado para reunião ou notificado sobre auxílio-aluguel ou indenização.
Leia também: Pressão popular intensifica pior crise institucional de David Almeida desde viagem ao Caribe
“Nem eu, nem meus vizinhos fomos. A gente está totalmente abandonado”, afirmou.
O morador afirma que os afetados não sabem como agir e reforça que as casas não foram construídas sobre o barranco, esclarecendo que a região não é uma invasão.
“Eu tô fazendo esse vídeo por todos nós. Vai precisar morrer alguém para poderem fazer algo? Eu quero uma resposta”, disse, ao alertar que a residência de uma vizinha corre risco de desabar.
Aumento da cratera
Uma forte chuva que atingiu Manaus no dia 13 ampliou a cratera, segundo imagens divulgadas na época. Parte da população precisou quebrar o muro dos fundos de uma casa para conseguir sair da área com segurança.
Moradores se mobilizaram para auxiliar famílias em risco, evitando desabamentos nas casas situadas na parte inferior do barranco.
A Defesa Civil Municipal informou que enviou equipes para atender as famílias e que os danos e possíveis interdições seriam avaliados após a operação de resgate. Como parte da assistência emergencial, o auxílio-aluguel já teria sido disponibilizado para garantir moradia temporária às famílias atingidas.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Prefeitura de Manaus, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação das autoridades.












