Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), exonerou a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) do comando da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). O decreto com a dispensa foi publicado nesta segunda-feira, 17/11. A parlamentar permaneceu pouco mais de um mês à frente da pasta.
Com a exoneração, Joana Darc retorna à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de onde estava licenciada desde 10 de outubro, quando assumiu a secretaria.

Leia também: Pré-candidata Maria do Carmo visita Coari e destaca projetos para agricultores do Amazonas
Na noite de segunda-feira, a deputada publicou uma mensagem em sua conta no Instagram. “Se soubéssemos o que é dito na nossa ausência, não sorriríamos pra tanta gente”, postou a parlamentar.

Em nota, Joana Darc afirmou que “seu breve retorno a Aleam marca a continuidade de sua trajetória parlamentar, com o objetivo de ampliar o debate sobre a proteção animal e fortalecer políticas públicas estaduais, mantendo também o foco em inclusão social, defesa da causa PCD e combate ao assédio às mulheres”.
O decreto também nomeia Edgar Duarte Nogueira, secretário executivo da Sepet, para responder interinamente pela pasta na ausência de Joana Darc.

O governo do Amazonas informou, em nota, que “a deputada estadual licenciada Joana Darc deixa temporariamente a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e retorna à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para tratar de questões relacionadas ao seu mandato parlamentar. A Sepet fica sob o comando interino do secretário executivo da pasta, Edgar Nogueira”.
‘Dança das cadeiras’
A volta de Joana Darc à Aleam provoca mudanças na composição de outros cargos eletivos. Com seu retorno, a vereadora Professora Jacqueline reassume a cadeira na Câmara Municipal de Manaus. Já o vereador Amauri Gomes, que havia assumido recentemente em seu lugar, deixa a Casa Legislativa.












