Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As falas do chanceler alemão, Friedrich Merz, sobre Belém durante a COP30 dominaram a repercussão internacional. Em discurso no Congresso Alemão do Comércio, no dia 13 de novembro, Merz afirmou que nenhum jornalista alemão que esteve na conferência gostaria de permanecer na capital paraense, e que todos ficaram “contentes por voltar para casa”.
“Nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse ele, em referência direta a Belém.
A declaração, registrada em vídeo e transcrita pelo próprio governo alemão, foi publicada nos canais oficiais do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela federação do varejo Handelsverband Deutschland (HDE).
Merz havia participado da Cúpula dos Líderes da COP30 e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em encontro bilateral. Apesar das críticas à cidade-sede, o chanceler anunciou que a Alemanha passará a integrar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
“Vamos contribuir com quantia considerável”, afirmou Merz na ocasião, sem informar o valor.






