Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A influenciadora digital Patixa Teló, pessoa com Síndrome de Down e que viajava com direito a acompanhamento especial, denunciou um episódio de abandono e falta de assistência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), após perder a conexão para Manaus na noite deste domingo, 16/11.
Patixa havia saído de Goiânia, onde implantou uma prótese dentária e estava sob cuidados do influenciador João Pedro. Segundo profissionais que a atenderam e cuidaram dela na cidade, a companhia aérea Azul garantiu que ela seria conduzida ao portão de embarque da conexão.
No entanto, ao desembarcar em Campinas, a influenciadora ficou sozinha e se perdeu dentro do terminal, um dos maiores do país. A equipe de Patixa divulgou uma nota de repúdio afirmando que a empresa descumpriu sua obrigação legal de oferecer assistência integral a passageiros com deficiência.
Leia mais: Modelo amazonense Luíza Perote realiza sonho e vira capa da Vogue Brasil
A nota cita a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e a Lei 10.098/2000, que garantem atendimento prioritário e acessibilidade plena a Pessoas com Deficiência (PCDs). A dentista Kamilla Malaquias, que tentou auxiliar Patixa a distância, também fez um relato contundente nas redes sociais.
“Deixaram ela sentada, sozinha, no aeroporto gigante. Não colocaram ninguém perto dela sendo que na passagem dela está escrito que ela precisa de acompanhamento especial. Inclusive a cadeira de rodas pediu pra isso, pra que ela não se perdesse”, disse a profissional.
Segundo Kamilla, a artista só conseguiu se abrigar após ser ajudada por uma funcionária terceirizada do aeroporto — não da Azul — que a conduziu a um hotel dentro de Viracopos. A diária e a alimentação foram pagas por Patixa, com o próprio dinheiro. A companhia aérea, segundo o relato, não prestou nenhum auxílio.
A “Rainha do Amazonas” embarcou para Manaus apenas na manhã desta segunda-feira, 17, após o ocorrido. A equipe da influenciadora afirma que estuda medidas judiciais contra a Azul por descumprimento de direitos básicos da pessoa com deficiência.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS solicitou um posicionamento oficial da Azul Linhas Aéreas em busca de posicionamento oficial da companhia e aguarda resposta. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.






