O Dia do Cinema Brasileiro é uma oportunidade para relembrar e aproveitar a inquestionável potência da produção cinematográfica nacional. Nesta data, deixo aqui 4 recomendações de filmes brasileiros para você assistir.
- O Agente Secreto (2025)
Muito antes de sua primeira exibição no Brasil, o novo filme de Kléber Mendonça Filho já acumulava prêmios no exterior. Já no Brasil, Manaus recebeu uma das primeiras exibições do filme no país, antes do sudeste, durante o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Foi nessa ocasião que eu assisti o filme e me encantei.
Na trama, ambientada no Brasil de 1977, Wagner Moura interpreta Marcelo, um homem que se muda para Recife fugindo do seu passado misterioso e ameaçador. O Agente Secreto é o candidato brasileiro a indicações ao Oscar e estreia oficialmente nos cinemas do país amanhã, dia 6 de novembro.
Onde assistir: Cinemas
- Saneamento Básico, o Filme (2007)
Muitos antes de ganharem o Globo de Ouro, Fernanda Torres e Wagner Moura estrelaram “Saneamento Básico, o Filme”, interpretando um casal. O longa é dirigido por Jorge Furtado e acompanha uma pequena comunidade fictícia do Rio Grande do Sul que têm problemas com o esgoto da cidade. Sem verba na prefeitura para obras, mas com uma quantia disponível para ser aplicada na produção de um vídeo, os moradores decidem fazer um filme sobre os problemas do esgoto. A risada é certa e você jamais vai esquecer Silene Seagal.
Onde assistir: Netflix, HBO Max e Mubi
- Vidas Secas (1963)
Adaptação cinematográfica do clássico homônimo da literatura, “Vidas Secas”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos se tornou também um clássico do cinema. Para ser mais específico, um clássico do Cinema Novo, movimento brasileiro. No filme, acompanhamos uma família do sertão e sua luta por sobrevivência debaixo do sol escaldante. Por necessidade, a família entra em uma relação quase feudal de trabalho. Dentro da sua realidade, eles sonham com coisas tão simples como ter uma cama confortável para dormir. Poucas adaptações traduzem tão bem o espírito de uma obra literária para a linguagem cinematográfica.
Onde assistir: Netflix e Telecine
- Os Fuzis (1964)
Particularmente, é um dos meus filmes favoritos. Assim como Vidas Secas, é um marco cinemanovista. Dirigido por Ruy Guerra, o filme acompanha a presença de uma guarnição militar alocada para uma pobre cidade de Milagres, no interior da Bahia. Sua “nobre” missão no local é impedir que a população tenha acesso ao depósito de alimentos. Assolados pela miséria, o povo se agarra na religião para enxergar esperança. O filme esbanja potência imagética com planos-sequência, closes e movimentos de câmera incríveis. A sequência final é um espetáculo trágico de ação.
Onde assistir: Youtube