Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Dia do Designer Gráfico, celebrado hoje, 5/11, no Brasil, é uma data para reconhecer os profissionais que transformam ideias em experiências visuais, equilibrando estética e comunicação estratégica.
No dia a dia da Rede Rios de Comunicação, os designers Abraão Torres e Everson Santiago desempenham um papel essencial na construção da identidade visual do portal, do jornal impresso e das produções da rádio. Eles são responsáveis por transformar ideias em peças visuais coerentes, que transmitam a mensagem com clareza e atratividade, sempre pensando na experiência do leitor e do ouvinte.
Entre criação de layouts digitais, animações para redes sociais e artes para matérias jornalísticas, eles integram técnicas de design gráfico, UX/UI, tratamento de imagem e motion graphics para garantir que cada projeto seja funcional.
Para Everson Santiago, o design vai muito além da criação de imagens bonitas. “Ser designer é unir propósito, estética e funcionalidade para resolver problemas de forma criativa. É compreender o público-alvo, traduzir conceitos em identidade visual, tipografia, cores e composição gráfica, criando pontes entre o que precisa ser comunicado e como será percebido”, afirma.

Ele detalha os desafios da profissão, especilamente na diagramação do jornal impresso. “Um dos maiores obstáculos é equilibrar velocidade e profundidade. Vivemos em um mercado que demanda entregas rápidas, mas isso não pode comprometer a fase mais importante do design: a etapa de conceituação e ideação. No impresso, precisamos estar atentos aos mínimos detalhes. Não tem como corrigir um erro depois que ele está na rua. Outro desafio é lidar com a banalização da profissão, que ainda é percebida apenas como estética, quando na verdade é estratégia visual aplicada a problemas reais”, afirma.
Já Abraão Torres reforça que outro ponto crítico é o reconhecimento do profissional criativo na região Norte, especialmente em Manaus.
“O mercado é promissor, mas muitas vezes o designer ainda é subvalorizado. Por isso, é essencial se atualizar constantemente, explorar novas ferramentas e desenvolver portfólio com identidade própria, se quiser alcançar voos maiores”, explica.

Sobre a chegada da Inteligência Artificial, Everson comenta que o pensamento estratégico é a essência do projeto, e é isso que ele traz em seus produtos na REDE RIOS.
“O fluxo de trabalho já não é mais o mesmo, fomos impactados por ferramentas de IA que podem otimizar layout, paleta de cores, prototipagem e wireframe, mas é preciso critério. Um uso equilibrado potencializa o processo criativo, sem substituir o pensamento estratégico que define a essência de um projeto visual.”
Já Abraão ressalta que a IA é uma importante aliada, mas não substitui a mente humana.
“A tecnologia deve ser uma aliada, não substituta. Um designer precisa saber integrar IA, além de softwares de edição vetorial, garantindo que cada peça, seja para o portal, o jornal impresso ou a produção visual da rádio, mantenha coerência e controle criativo. É sobre transformar ideias em experiências visuais que engajam o público em todas as plataformas”, conclui.






