Redação Rios
BRASIL – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, na manhã desta terça-feira, 4/11, a segunda edição do site Nomes do Brasil, plataforma que mostra quais nomes são mais comuns no país e em cada estado ao longo das décadas.
A ferramenta foi atualizada com dados do Censo Demográfico de 2022 e traz, neste ano, uma novidade: a inclusão dos sobrenomes mais frequentes no Brasil.
Leia também: Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil
Segundo o IBGE, os dez sobrenomes mais comuns no país são:
- Silva
- Santos
- Oliveira
- Souza
- Pereira
- Ferreira
- Lima
- Alves
- Rodrigues
- Costa
No site, o usuário pode pesquisar não apenas nomes e sobrenomes, mas também diversas curiosidades, como a popularidade dos nomes por década e localidade, o ranking geográfico, dados históricos e até um mapa-múndi comparativo com os nomes e sobrenomes mais populares em outros países.
A nova versão também destaca o impacto de personagens de novelas e figuras públicas na escolha dos nomes mais comuns em determinadas épocas.
Na edição anterior, divulgada em 2010, o país registrava cerca de 130 mil nomes diferentes. Os mais populares eram Maria e José, com mais de 11,7 milhões de Marias e 5,7 milhões de Josés. Outros nomes recorrentes na lista eram Ana, João, Antônio e Francisco.
*Com informações da Agência Estado






