Redação Rios
MANAUS (AM) – Durante três dias, o coletivo Arte Ocupa realiza a campanha “É Hora de Taxar os Playboys”, que vai promover uma série de conversas com moradores da comunidade Mossoró, em Manaus, sobre justiça tributária nas periferias.
As atividades, que incluem rodas de diálogo e brincadeiras, acontecem nos dias 1º, 4 e 9 de novembro, na rua Leopoldo Carpinteiro Peres, nº 14, bairro Petrópolis, zona Sul da capital.
A proposta é tornar o debate sobre justiça tributária acessível e próximo da realidade local, envolvendo crianças, jovens e adultos.
“Queremos estimular a tradição de se reunir enquanto comunidade e conversar sobre justiça no nosso território. Nas rodas, falaremos sobre imposto de renda — sua criação, importância, função — e por que o Brasil ainda é um país tão desigual quando se trata de taxação”, explica Sarah Campelo, cofundadora do Arte Ocupa.
Leia também: ‘Oceanos’, espetáculo infantojuvenil do Garfo na Tomada, estreia em Manaus com entrada gratuita
Sarah também destacou que a ação busca promover um diálogo político, mas não partidário, diante da atual descrença nas instituições e polarização.
“É essencial um diálogo respeitoso sobre pautas importantes para o povo das periferias. E um diferencial é que faremos isso de forma leve e divertida”, ressalta.
Programação
A campanha “É Hora de Taxar os Playboys” será dividida em três encontros temáticos — um voltado para cada faixa etária. Em todos os dias haverá atividades lúdicas, como oficinas, bingo e campeonato de papagaios, além da distribuição gratuita de merendas e sopa.
Sábado, 1º de novembro – Encontro das Crianças (14h)
Roda de conversa com a artivista e pesquisadora Patrícia Patrocínio, seguida de oficina de pintura com Boobie Goods.
Terça-feira, 4 de novembro – Encontro dos Adultos (17h)
Diálogo com o economista Edson Fernandes e o pastor Francisco Marcelino. Os participantes concorrem a brindes em um bingo gratuito realizado após a conversa.
Domingo, 9 de novembro – Encontro dos Jovens (14h)
Roda de conversa conduzida pelo jornalista Maurício Max, seguida do Campeonato de Papagaios “É Hora de Taxar os Playboys”, com prêmios para os participantes.
“Esses debates são importantes porque serão conduzidos por pessoas confiáveis, que não vêm para formar opinião, mas para gerar reflexão e fortalecer o pensamento crítico com base em informações verdadeiras”, conclui Sarah Campelo.
Sobre o projeto
A campanha “É Hora de Taxar os Playboys” integra o projeto Colore Mossoró II, realizado pelo coletivo Arte Ocupa, com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Governo Federal.
Sobre o Coletivo Arte Ocupa
Fundado em 2021, em Manaus (AM), o Arte Ocupa é um coletivo artístico, cultural e social que atua em territórios periféricos, promovendo ações de transformação social por meio da arte, educação e cultura. O grupo reúne artistas, educadores e agentes culturais da Amazônia em atividades como exposições, oficinas, rodas de conversa, intervenções urbanas e sessões de cinema.
Na comunidade Mossoró, o coletivo desenvolve ações contínuas, como muralismo nas casas dos moradores, oficinas criativas e atividades voltadas à convivência, cultura e livre expressão.
*Com informações da assessoria






