Iris Fontenele – Rios de Noticias
BRASÍLIA – A cunhã poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, esteve em Brasília nesta quinta-feira, 11/9, para cumprir uma agenda pessoal no Ministério da Cultura.
Durante a visita, ela se reuniu com a ministra Margareth Menezes, com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade à cultura do Amazonas em nível nacional. Em suas redes sociais, Isabelle comentou brevemente sobre a viagem:
“Vim aqui em Brasília para uma agenda particular. Vou comentando aos poucos com vocês, mas, em resumo, é para potencializar o meu Amazonas, que é muito rico em cultura, turismo e gastronomia. Em breve vou compartilhando mais coisas com vocês”.
Leia também: Patixa Teló se encontra com a ‘prima’ Joelma em Belém
Isabelle é reconhecida como embaixadora do Festival de Parintins e tem se destacado como uma voz ativa na valorização da cultura amazônica. Além de promover tradições como o Boi-Bumbá, ela também defende pautas relacionadas à sustentabilidade, empoderamento indígena e economia criativa.
Nos últimos anos, participou de eventos importantes como a COP30 e o Glocal Amazônia, espaços em que discutiu a integração entre cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional.
Reconhecimento e atuação cultural
A trajetória de Isabelle rendeu títulos e homenagens, como:
- Embaixadora oficial do Festival de Parintins (Prefeitura de Parintins);
- Cidadã Honorária de Juruti (PA) e de Parintins (AM), pelo trabalho em prol da cultura regional;
- Medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).
Ela também é idealizadora do Festival da Cunhã, que reúne ações voltadas à sustentabilidade, protagonismo feminino e inclusão sociocultural na Amazônia.
Esclarecimento sobre política
Apesar de seu nome ser frequentemente citado em debates sobre políticas públicas e desenvolvimento regional, Isabelle não ocupa nenhum cargo político. Em uma postagem recente, ela rebateu rumores sobre envolvimento partidário:
“Você leu a legenda? Onde eu (vou falar de novo) ENQUANTO artista vou seguir contribuindo para o meu Amazonas estar no topo sempre. E isso não é sobre partido ou posição política. É sobre o espaço, a credibilidade que eu tenho para entrar e sair onde for, e elevar o meu estado, o meu povo. Sem necessidade de ter mandato!”

A visita ao Ministério da Cultura reforça seu compromisso com a valorização da identidade amazônica e o fortalecimento de políticas que beneficiem a cultura regional.












