Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes (União Brasil), falou sobre as expectativas para o Festival Folclórico de Lendas 2025, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
Em entrevista ao Portal RIOS de NOTÍCIAS, nesta quinta-feira, 11/9, o prefeito ressaltou que a cidade está sendo preparada para receber os visitantes. “Todas as quatro lendas estão bem organizadas pela equipe: Apurinã, Tucumã, Anaupira e Jurupari”, destacou.
De acordo com Lopes, a arena do Lendódromo já está pronta e toda a estrutura necessária está sendo organizada. Sobre o setor de transporte, ele afirmou que o município está pronto para receber o público.
Leia também: Rolê Rios desembarca em Barreirinha e revela cultura, história e pontos turísticos do Baixo Amazonas
Raymundo Lopes anunciou que, entre os dias 10 e 20 de setembro, será entregue uma nova pista no aeroporto local, garantindo mais conforto para os visitantes que chegam de avião. Além disso, destacou a presença do transporte hidroviário, por meio de barcos fluviais. “Todos os festivais que realizamos têm a participação de muita gente de Manaus”, comentou.
O prefeito reforçou que os eventos anteriores tiveram grande adesão da população local e de visitantes de Manaus, e convidou a população a prestigiar o festival e apreciar o Encontro das Águas, considerado uma das paisagens mais bonitas da região. “Venham, o Aripuanã precisa deste apoio de vocês”, concluiu.
Evento

O Festival Folclórico de Lendas, realizado há 28 anos em Novo Aripuanã, movimenta não apenas a cidade, mas também moradores de municípios vizinhos, como Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara e Manaus, além de visitantes de outros estados.
O festejo atrai cerca de 30 mil pessoas por edição, entre moradores, turistas e torcedores, e celebra a tradição da cultura amazônica na arena do Lendódromo. As histórias são contadas por meio de sons, ritmos e performances locais.
Neste ano, 17 itens concorrem no festival, entre apresentações coletivas e individuais. As performances são avaliadas segundo a visão cênica da lenda, e a inspiração para as canções vem da própria vivência da região.
Além das apresentações folclóricas, o evento contará com shows musicais, com artistas como Manu Bahtidão, Os Meninos do Xote e 100% Abusado.






