Keynes Breves – Rede Rios
MANAUS (AM) – Banhada pelas águas do Paraná do Ramos e do Rio Andirá, Barreirinha (distante 330 quilômetros de Manaus) realizou, no último final de semana a 35ª edição do seu Festival Folclórico, evento que tem como protagonistas os touros Preto e Branco. O Touro Preto venceu e sagrou-se tricampeão do festival.
Muito mais que o festival, Barreirinha se destaca pelas belezas naturais, as praias que surgem, no “Verão Amazônico”, ao longo do Rio Andirá e também por ser um município que tem um povo acolhedor, orgulhoso de suas origens e que deposita a sua fé em Nossa Senhora do Bom Socorro.
Leia também: Prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, destaca avanços e desafios em entrevista exclusiva


Por ter vários apelos turísticos, a terra do poeta Tiago de Melo trabalha para consolidar o Festival Folclórico como o seu principal produto turístico. Hotéis e restaurantes estavam lotados, comércio e as ruas movimentadas e um fluxo de turistas que apontou que o município se consolida com um dos principais destinos turísticos da região do Baixo Amazonas.
“Esse ano tivemos que procurar casas para hospedar os visitantes porque os nossos hotéis estavam todos lotados. O festival vem crescendo muito, principalmente após lançarmos ele em Manaus, no início do mês de agosto”, destacou o prefeito Darlan Taveira, à frente do município há oito meses.
Por esse crescimento, a atual administração já trabalha para o Festival Folclórico de 2026, no qual o prefeito tem a expectativa de ser o maior evento de todos os tempos. “Se esse ano já recebemos um fluxo de turistas bem considerável, imagine ano que vem. Por isso, já começamos a trabalhar para 2026”, afirmou o prefeito.
Ampliação do Touródromo


A “Arena Sagrada” para os Touros Preto e Branco, que também serve para receber outros eventos do município como, por exemplo, o Festival de Quadrilhas, que vai ser ampliada. Essa informação foi dada com exclusividade à Rede Rios de Comunicação pelo prefeito Darlan Taveira.
“O Touródromo já está ficando pequeno, por isso, começamos a trabalhar em um projeto para a ampliação deste espaço. A festa cresceu muito, graças a Deus, e agora estamos montando uma equipe para captar recursos e assim ampliá-lo e deixar isso como legado para o povo do nosso município”, disse o prefeito.
Desafio para 2026
O vice-prefeito, Márcio Rogério, confirmou também que existe uma proposta para aumentar os dias de disputa dos touros, mas que ainda estão em conversa com as diretorias.
“Além da promessa de ter duas noites de disputa dos touros, nós queremos voltar a realizar o festival no último final de semana de julho, data tradicional da festa. Finalizamos o festival deste ano com um saldo superpositivo e temos a certeza que levamos a mensagem do povo de Barreirinha para o Amazonas e para o mundo”, finalizou o vice-prefeito.
Apoio fundamental

Para a ampliação do Touródromo e também para consolidar o Festival de Barreirinha no calendário de eventos do Amazonas, Darlan Taveira e Márcio Rogério contam com o apoio estratégico e importante do deputado federal Átila Lins.
O deputado, que por meio de uma emenda parlamentar, ajudou na construção do Touródromo, prometeu abrir “caminhos de Brasília” para que o município consiga recursos para tão esperada ampliação do espaço.
“Barreirinha é um município acolhedor e merece toda a nossa atenção, por isso, sempre estou aqui para abraçar esse povo”, destacou o parlamentar que esteve no município, durante o festival, e assinou um convênio para a construção do balneário público de Barreirinha.
Além de assinar o convênio de mais de R$ 1 milhão, o deputado reafirmou o compromisso de apresentar uma emenda parlamentar, ainda em 2025, para a construção dos galpões dos touros Preto e Branco, dando condições para que eles tenham suas sedes e assim poder realizar ensaios, reuniões, guardar materiais e alegorias.
Ainda no município, o deputado federal realizou doações pessoais de R$ 5 mil a cada agremiação.






