Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em celebração à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, comemorada em 5 de setembro, o programa Rios do Conhecimento recebeu Gisella Vieira Braga, criadora do projeto “Manaus de Antigamente”, para discutir o tema “Amazônia e suas (re)descobertas”. A edição foi ao ar na quarta-feira, 3/9, na Rádio RIOS FM 95,7.
Pedagoga e fundadora da página dedicada a registros históricos, Gisella desenvolve desde 2012 um trabalho de resgate cultural na capital amazonense. Durante a entrevista, ela destacou a relevância da data, a preservação de monumentos históricos e a valorização da memória indígena regional. O programa, apresentado pelo professor e jornalista Rômulo Araújo, é produzido em parceria com os estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Fametro.
“Essas caminhadas que realizamos todos os anos marcam muito, porque começaram em 2012, quando o Centro Histórico ainda possuía muitos prédios em situação de abandono. Um exemplo é o Casarão Cassina: temos vários registros de quando ele estava praticamente em ruínas. Mesmo assim, levávamos os seguidores para conhecer, e eles iam com entusiasmo, pois queriam ver a Manaus de antigamente”, relembrou Gisella.
Sobre o programa
Rios do Conhecimento é transmitido semanalmente às quartas-feiras, das 19h às 20h, na Rádio Rios FM 95,7, com exibição simultânea no canal da emissora no YouTube.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Rede Rios de Comunicação e o Curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro, proporcionando aos acadêmicos vivência prática em comunicação e jornalismo sob a supervisão de professores.
Confira o programa na íntegra:






