Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Portal Rios de Notícias emplacou duas reportagens finalistas na etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), na categoria Jornalismo em Texto. As produções são assinadas pelas repórteres Lauris Rocha e Elen Viana, pela Rede Rios de Comunicação. A lista de classificados foi divulgada nesta quarta-feira, 3/9, no site oficial do Sebrae Amazonas.
Lauris Rocha concorre com a reportagem “Projeto Florescer: mães de crianças com câncer transformam dor em fonte de renda no Amazonas”, que retrata a iniciativa empreendedora em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM). Já Elen Viana inscreveu a matéria “Motogirls: Como mulheres estão transformando o mercado de entregas em Manaus”, destacando a rotina e os desafios das motociclistas que atuam no setor de entregas.
“Um feito que reflete a dedicação”
A diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes, celebrou a conquista da equipe, ressaltando o diferencial do veículo ao ser o único portal com duas reportagens na mesma categoria.
“É com imensa alegria que compartilhamos uma notícia que enche nossos corações de orgulho: o Portal Rios de Notícias está na final da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo! Somos o único portal de notícias do Amazonas concorrendo com duas matérias na mesma categoria – um feito que reflete a dedicação, o talento e a paixão de cada um de vocês pelo jornalismo sério e comprometido com a nossa região”, disse Kellen.

Para ela, a seleção das duas reportagens já é considerada uma vitória para o jornalismo amazonense.
“Independentemente do resultado, chegar até aqui já é uma grande vitória. É a prova de que nosso trabalho faz a diferença, leva informação de qualidade e com credibilidade aos nossos leitores e seguidores. Obrigada a cada profissional que faz parte desta história. Quem trabalha com verdade e propósito, colhe sempre frutos grandiosos”, ressaltou a diretora-executiva.
“Jornalismo sério e de credibilidade”
A repórter Lauris Rocha comemorou a classificação e destacou a importância de dar visibilidade às histórias de mães que transformam a dor do tratamento oncológico dos filhos em força empreendedora.
“Comemorei muito na redação do Portal Rios de Notícias. A matéria mostra o empreendedorismo das mães das crianças e adolescentes, durante o tratamento do câncer de seus filhos, em Manaus. Muitas vêm do interior do Amazonas e encontram no GACC esperança. Ser selecionada nesta etapa estadual é gratificante, ainda mais representando o jornalismo sério e de credibilidade da Rede Rios de Comunicação”, destacou Lauris Rocha.
Leia também: Projeto Florescer: mães de crianças com câncer transformam dor em fonte de renda no Amazonas

A jornalista Elen Viana também celebrou o reconhecimento e explicou que sua reportagem nasceu de um esforço coletivo e de uma ideia amadurecida ao longo de outras pautas.
“Essa matéria foi a junção de um esforço coletivo, teve muitas pessoas que participaram tanto na parte de apuração e depois na parte de escrever. Eu conheci elas para fazer uma matéria do Dia das Mulheres em março, acabei guardando o contato delas porque achei muito bacana o trabalho que elas faziam e conversei com as meninas alguns meses depois. Tive essa ideia conversando com o meu supervisor, pois o tempo de produção do material era apertado, porque eu tinha acabado de voltar de férias, há duas semanas das inscrições finalizarem”, contou Elen Viana.
Leia também: Motogirls: Como mulheres estão transformando o mercado de entregas em Manaus

Sobre o prêmio
Criado em 2008, o Prêmio Sebrae de Jornalismo busca reconhecer e valorizar profissionais da imprensa que se dedicam a pautar o empreendedorismo com profundidade, sensibilidade e excelência técnica.
A primeira edição foi realizada em 2009 e seguiu até 2015, na sétima edição. Após uma pausa, o prêmio retornou em 2021, com a realização da oitava edição, e desde então tem se consolidado como uma das principais premiações do jornalismo brasileiro.






