Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O atleta amazonense Pedro Nunes, de 25 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio 2025. A competição será realizada entre os dias 13 e 21 de setembro, no Estádio Nacional de Tóquio, palco dos Jogos Olímpicos de 2020.
Especialista no lançamento de dardo, Pedro chega ao Mundial como um dos destaques da delegação brasileira, composta por 42 atletas — 17 mulheres e 25 homens — classificados por índice da World Athletics ou pelo ranking mundial. O amazonense representou o estado nas Olímpiadas de Paris, no ano passado.
Leia mais: Iberleague Amazonas 2025: Maior competição de base do Norte começa nesta quarta, 3
O atleta já entrou para a história do esporte no Amazonas ao quebrar o recorde brasileiro da modalidade e acumula conquistas recentes que reforçam seu protagonismo. Em entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Pedro destacou que a sua preparação foi marcada por superações.
“Eu vinha me preparando desde o ano passado. Após os Jogos Olímpicos aconteceram alguns obstáculos que me fizeram estar correndo risco e tive que adaptar treino. Mesmo assim a gente continuou brigando nas competições, nos treinos, adaptando, cuidando, e consegui essa vaga. Vai ser a última competição do ano pra mim”, apontou.
Nunes ressaltou ainda a importância e o nível de exigência da competição. “A gente sabe que no Mundial se encontram ali os 30 melhores do mundo, então todo mundo tá querendo brigar com um bom resultado, uma boa colocação no ranking pra trazer os melhores resultados pro seu país. Os treinos continuam bem intensos”, disse.

Preparação
Pedro viaja nesta terça-feira, 2/8, para São Paulo, onde permanecerá até o dia 7, antes de embarcar rumo ao Japão junto à seleção brasileira. “No dia 7 estou embarcando para Tóquio, onde a seleção está indo um pouco antes do fuso-horário, que a gente sabe que não é fácil, é o fuso-horário no Japão”, apontou o atleta.
A edição de 2025 do Campeonato Mundial de Atletismo reunirá cerca de 2 mil atletas de 200 países, que disputarão 147 medalhas em 49 provas durante nove dias de competições, consolidando-se como a principal disputa do calendário internacional da modalidade.
“Eu vou competir a minha prova dia 18 e dia 20, se eu não me engano, mas ali nos últimos dias, onde uma das provas que estão mais sendo visadas no campeonato pela decorrência de muitos atletas estarem alcançando acima de 85 metros, então a gente está na luta ali trabalhando planejado para chegar bem no mundial”, afirmou.
O amazonense conta com apoio de autoridades e parceiros como: a Treinadora Maragareth Bahia; preparado Thiago Henrique; Fisioterapia Rehabilitare; Clube Pinheiros; Bolsa Esporte Federal; Prefeitura de Parintins; Whey House, Estamparia Parintins e CDA da Força Aérea, dentre outros.






