Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A possível filiação do deputado estadual e presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no Amazonas, Ednailson Rozenha, ao PSD vem alimentando especulações nos bastidores políticos sobre o futuro da sigla e de seus parlamentares.
Em entrevista ao quadro Jogo Limpo, da Rádio Rios FM 95,7, nesta quarta-feira , 27/8, o vereador Paulo Tyrone (PMB) confirmou que existem articulações para levar Rozenha à sigla do senador Omar Aziz.
Leia também: Vereador Paulo Tyrone avalia enfraquecimento da oposição e diz que clima na Câmara é ‘mais ameno’
No entanto, segundo ele, o processo ainda não está definido. O parlamentar ressaltou que a questão envolve cálculos eleitorais e que a decisão só deve avançar mais perto da eleição.
“Há sim essa conversa de o Rozenha caminhar para o PSD, mas a gente está há pouco mais de um ano da eleição. Essa montagem de chapa é muito matemática, você vai ter que contar votos, saber quanto a tua chapa pode atingir. Essa calculadora vai ser pega um pouco mais para frente”, avaliou.
O vereador lembrou ainda que a janela partidária — período legal para mudança de partido por detentores de mandato — só será aberta em março de 2026.
Crescimento do PSD
Caso seja confirmada, a mudança poderia redesenhar as chapas para as eleições de 2026 e impactar a composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O PSD, que atualmente não possui deputados estaduais eleitos, teria em Rozenha um nome competitivo para atrair quadros e fortalecer a legenda.
A movimentação também se conecta ao cenário de 2026, quando o senador Omar Aziz, presidente estadual do PSD, deve disputar novamente o governo do Estado. Nesse contexto, ampliar a bancada na Aleam é estratégico para consolidar alianças e garantir apoio político.
Tyrone garante permanência no PMB
Apesar da possível saída de Rozenha, Paulo Tyrone descartou qualquer mudança de legenda. O vereador destacou a importância do PMB em sua trajetória política e disse estar firme no partido.
“Nesse momento eu estou muito bem, estou muito bem abrigado no PMB, é um partido que me abriu as portas para disputar a eleição, alguns partidos inclusive me fecharam as portas (…). Então isso me deixa muito grato”, afirmou.
O parlamentar também reforçou que, independentemente da permanência ou não de Rozenha, o PMB deverá apresentar uma chapa competitiva nas eleições estaduais.






