Keynes Breves – Rede Rios
PARINTINS (AM) – A vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins (CMP), vereadora Márcia Baranda (União Brasil), denunciou, durante a 33ª Sessão Ordinária realizada nessa segunda-feira, 18/8, o uso indevido de médicos contratados pela Prefeitura de Parintins em uma ação política no município de Boa Vista do Ramos.
Segundo a parlamentar, profissionais da saúde pagos com recursos públicos municipais teriam sido deslocados para atuar em uma atividade vinculada ao mandato de uma deputada estadual.
“Não sou contra, a população até agradece, principalmente na área da saúde, onde a demanda é muito grande. Mas tirar médicos daqui de Parintins para fazer política em outro município? Vocês acham isso certo? Não sou contra as ações, mas que se contratem médicos. É muito fácil fazer isso: pegam os profissionais daqui e os levam para outras cidades”, criticou a vereadora no plenário.
Leia também: Renato Júnior culpa Águas de Manaus por asfalto ruim e é criticado nas redes sociais
Embora não tenha citado nomes diretamente, a denúncia foi direcionada à deputada estadual Mayra Dias (Avante), esposa do ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia — considerado o principal aliado político do atual prefeito, Mateus Assayag (PSD).
Denúncia ganha apoio

A denúncia foi reforçada pelo vereador Marcus Cursino (União Brasil), que também usou a tribuna para criticar a suposta prática e pedir esclarecimentos.
“Concordo com você, vereadora Márcia. Não estou dizendo que não se pode fazer (ações de saúde), mas que se contrate médicos de outras localidades. Não se pode tirar os profissionais que deveriam estar atendendo nossa população para fazer política fora”, afirmou Cursino.
Influência política
No meio político da Ilha, o ex-prefeito Bi Garcia exerce influência na atual gestão de Mateus Assayag. O reflexo disso é que o ex-prefeito conseguiu indicar alguns nomes para o primeiro e segundo escalões da gestão de Assayag. Entre os nomes indicados por Bi está o do secretário municipal de saúde, Clerton Florêncio, visto como homem de confiança do ex-prefeito.
Outro lado
A Rede Rios de Comunicação entrou em contato com as assessorias da deputada Mayra Dias e da Prefeitura de Parintins, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.






