Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A influenciadora digital Ruivinha de Marte passou por uma situação inusitada após ela quase ter sido barrada de entrar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, por conta da bandeira do Amazonas que foi confundida com a dos Estados Unidos. O fato ocorreu na noite dessa quarta-feira, 13/8.
Durante o jogo da CONMEBOL Libertadores, entre Flamengo e Internacional, a influenciadora digital, Ruivinha de Marte informou que quase foi impedida de entrar no estádio, porque a bandeira do Amazonas foi confundida com a dos Estados Unidos.
A influenciadora explicou nas redes sociais que levou a bandeira do Amazonas para o estádio como uma forma de representar o seu estado no jogo. “Eu trouxe pra representar aqui, no Maracanã, o estado do Amazonas, não tem nada a ver com os Estados Unidos, mano. Será abestado, mana?”, explicou.
Proibição de bandeiras estrangeiras
Bandeiras podem ser barradas em estádios por razões de segurança, principalmente por conta da utilização de mastros ou que possuem tamanhos grandes que podem atrapalhar a visão do público ou representar riscos ao público. A proibição também remete ao risco de incidentes passados como o uso de sinalizadores ou brigas envolvendo bandeiras.
Em estádios do Rio de Janeiro, como no caso do Maracanã, bandeiras podem ser barradas também porque podem ser utilizadas como armas ou causar ferimentos. Bandeiras políticas e que incitem a violência também podem ser proibidas.
Diferenças das bandeiras

Foto: Instagram – @ruivinhademarte
A bandeira do Amazonas e dos Estados Unidos tem algumas semelhanças visuais, por conta do uso de listras e estrelas, mas o significado e a quantidade de elementos, por exemplo, são diferentes.
Bandeira do Amazonas
- Cores: Vermelho, branco e azul – inspiradas em parte na bandeira brasileira e na estética republicana.
- Faixas: 13 listras horizontais alternadas em vermelho e branco.
- Disposição: Retângulo azul no canto superior esquerdo, ao lado do mastro
- Dentro do retângulo: 25 estrelas brancas pequenas e 1 estrela maior no centro.
- Significado: As listras representam os municípios do estado na época da criação da bandeira (13 principais), o campo azul simboliza o céu amazônico, a estrela maior representa Manaus (capital) e as 25 estrelas menores representam os demais municípios existentes na época.
Bandeira do Estados Unidos
- Cores: Vermelho, branco e azul (influência britânica e simbolismo próprio).
- Faixas: 13 listras horizontais alternadas em vermelho e branco.
- Disposição: Retângulo azul no canto superior esquerdo.
- Dentro do retângulo: 50 estrelas brancas dispostas em 9 linhas alternadas.
- Significado: As listras representam as 13 colônias originais que declararam independência, as 50 estrelas representam cada um dos estados atuais da federação e as cores simbolizam coragem (vermelho), pureza (branco) e justiça (azul).






