Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Casa de Apoio com representação de Novo Airão, localizada no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus, tem sido alvo de reclamações de pacientes e acompanhantes que alegam não estar recebendo o suporte necessário da Prefeitura.
Por meio de uma denúncia apresentada pelo jornalista Keynes Breves, no Jornal da Rios, da Rádio Rios FM 95,7, uma acompanhante identificada como Simone relatou estar enfrentando uma situação delicada por conta da Casa de Apoio.
Leia também: Manacapuru enfrenta desafios urbanos em meio a belezas naturais
Segundo ela, a paciente com câncer que frequenta o local e está sob seus cuidados não tem recebido apoio para permanecer no espaço. A paciente faz sessões de quimioterapia diariamente, de segunda a sexta-feira.
“Pelo fato de o prefeito [Otávio Farias] ser responsável junto com a secretária da Semasc, eles dois são responsáveis pela nossa Casa de Apoio, e eles não autorizam ninguém a ficar lá. Isso é revoltante”, afirmou.
Ainda de acordo com a denunciante, a situação é tão crítica que precisou pedir abrigo à assistente social da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
“Pelo amor de Deus, prefeito, olhe pela nossa saúde, olhe pela nossa Casa de Apoio. Pelas pessoas que precisam dela”, apelou.
A denunciante disse ainda que solicitou autorização a outra pessoa ligada à Casa de Apoio para permanecer no local, mas não obteve resposta clara, mesmo tratando-se de um caso de necessidade.
“Gente, eu não estou falando só por mim, estou falando também por outras pessoas, porque tem gente que não tem coragem de falar, que fica calada”, destacou.
Inauguração recente
A Prefeitura de Novo Airão inaugurou a nova Casa de Apoio em Manaus no dia 16 de maio deste ano. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Otávio Farias, o vice-prefeito Humberto Lima (PSD), a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Jack Malaquias, o secretário municipal de Governo, Frederico Junior, e o presidente da Câmara Municipal, Roberto Veiga.
O espaço foi criado para atender pacientes de Novo Airão que necessitam de hospedagem e apoio durante tratamentos médicos na capital amazonense.
Sem resposta
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Novo Airão para obter esclarecimentos sobre o caso, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
*Com colaboração de Keynes Breves






