Jéssica Lacerda – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – De férias em Manaus, o amazonense craque do futsal, Celino Alves, voltou ao estúdio da Rádio Rios 95,7 para uma entrevista sobre sua carreira e o futuro do futsal amazonense. O jogador foi entrevistado na quarta-feira, 16/7, por Keynes Breves e Roger Matos durante o programa Esporte Rios.
Celino, que é jogador da seleção de Malta e campeão nacional pela equipe Luxol St Andrews Futsal Malta, falou sobre suas origens, os desafios da última temporada e o quanto é gratificante servir de referência para os novos talentos do esporte.
“É sempre uma honra estar aqui com vocês. Mais uma vez venho aproveitar as férias com a família e não posso deixar de passar na rádio”, começou Celino. No currículo são 18 anos jogando fora do Brasil. “Hoje recebo mensagens de crianças que me seguem, os pais jogaram comigo. Isso é muito gratificante”, compartilhou.

Leia também: Copa La Bombonera conta com 28 times no Novo Israel
O apresentador Keynes Breves aproveitou a oportunidade para expressar sua opinião: “Pra mim, Celino é o maior nome do nosso futsal. Mostro os vídeos dele pro meu filho e digo: se você jogar 20% do que ele joga, já terá um futuro brilhante”.
A última temporada, no entanto, foi marcada por percalços. Celino enfrentou uma séria inflamação no joelho e jogou grande parte do ano com dores. “Foi uma temporada dolorosa. Perdi 80% da musculatura da coxa por conta do problema. Mesmo assim, ajudei o time a conquistar o sétimo título da Liga Nacional”, contou.
O jogador aproveita o tempo em Manaus para se tratar e se preparar para o próximo grande desafio: a UEFA Futsal Champions League, onde enfrentará o Benfica. “A competição será entre 28 de outubro e 2 de novembro, com pré-temporada começando em 18 de agosto”.
Futuro e esporte no Amazonas
Celino também compartilhou a alegria de acompanhar a evolução do futsal amazonense. “A base melhorou muito. Hoje tem treinador buscando conhecimento, fazendo cursos, reuniões online. Vejo clubes como Estrela do Norte e Sangue de Boi crescendo. Inclusive, estou levando dois atletas para jogar comigo no Luxol”, revelou.
Sobre o futuro, Celino compartilhou mais uma meta: abrir uma escolinha de futsal em Manaus. “Eu tenho um projeto, se Deus quiser, mais para frente, de poder ter uma escolinha com o meu nome e ajudar as pessoas a acreditarem que também podem chegar onde eu cheguei. Mas pra isso, também precisamos de mais quadras. Hoje em dia tem muito sintético, e o futsal acaba ficando de lado. Vi isso até em Nova Olinda do Norte, onde a quadra é toda voltada para o futsal”.
Além de seguir treinando mesmo nas férias, Celino acompanha o futebol brasileiro com atenção, especialmente seu time do coração: o Flamengo. “Às vezes é difícil por causa do fuso, mas faço o sacrifício. O Flamengo tá tendo esse privilégio de jogar a Libertadores, final de Copa do Brasil”.
Celino Alves leva o nome do estado do Amazonas e do Brasil para o mundo através de sua atuação no futsal internacional e na seleção de Malta e serve de inspiração para crianças e jovens que estão começando sua jornada no futsal, mesmo para aqueles que não o viram jogar em Manaus.






