Redação Rios
MANAUS (AM) – William Rocha Bezerra, conhecido como “Sombra” ou “Sobrancelha”, apontado como um dos maiores estelionatários do Amazonas, foi preso nesta segunda-feira, 7/7, em Manaus. Ele é investigado por diversos crimes e integra uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas na região Norte.
De acordo com a polícia, William exercia a função de fornecer veículos obtidos por meio de estelionatos para que a quadrilha realizasse atividades ilícitas. Ele é suspeito de ter cedido os carros usados no assassinato do delegado Oscar Cardoso, ocorrido em 2014.
Operações e esquemas milionários
Em 2019 e 2020, William foi preso durante as operações Chancela e Estelião, conduzidas pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). As investigações desarticularam esquemas milionários envolvendo o financiamento fraudulento de veículos, falsificação de documentos e o desvio de mais de 80 automóveis alugados em locadoras da capital.
Além disso, ele é apontado como líder de uma quadrilha que aplicava golpes em servidores da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM), por meio da contratação fraudulenta de empréstimos consignados. A ação foi alvo da Operação Lousa Negra, que também envolveu líderes religiosos, como um pastor e um pai de santo.
Mandados em aberto e crimes
Contra William havia dois mandados de prisão em aberto: um por homicídio ocorrido em 2021 e outro por integrar uma organização criminosa especializada em estelionatos. Ele figurava na lista dos criminosos mais procurados do estado.
Com a prisão, William responderá pelos crimes de:
- Organização criminosa
- Falsidade ideológica
- Falsificação de documentos públicos
- Estelionato
- Falsa identidade
- Lavagem de dinheiro
Após os procedimentos cartorários, ele será encaminhado para audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria












