Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O jornalista da Band, Lucas Martins empurrou a repórter Grace Abdou, da Record, durante uma cobertura jornalística na tarde de terça-feira, 1º/7. O fato ocorreu durante uma entrevista sobre o desaparecimentos de duas adolescentes.
Durante a cobertura que estava sendo feita tanto pela Band quanto pela Record, o repórter Lucas Martins empurrou Grace Abdou no local. “Dá licença, Grace, tá louca?”, afirmou.
Em seguida, Lucas Martins age como se nada tivesse acontecido e Grace Abdou questiona o repórter sobre o empurrão durante a transmissão. “Você tá ao vivo, Lucas? Porque você me empurrou?”, informou.
Leia também: Moradores tapam buraco em rua do Petrópolis após pedidos ignorados pela Prefeitura de Manaus
Após o questionamento da repórter, Lucas Martins rebate Grace: “Porque você tá entrando na minha frente propositalmente e não é a primeira vez que isso acontece”, ressaltou. O momento foi visto durante a cobertura feita pela Band no jornalístico Brasil Urgente.
Durante a transmissão da Record, no programa Cidade Alerta, o apresentador Reinaldo Gottino resolveu se manifestar e falar sobre o ocorrido. “Olha o que ele fez com a nossa repórter, ele jogou ela longe, isso é uma agressão covarde, lamentável. Que covardia agredir uma colega de trabalho, uma mulher, lamentável essa cena”, destacou.
Nas redes sociais, internautas lamentaram o ocorrido. “Revoltante o comportamento desse repórter. Extremamente mal educado e desrespeitoso“, relatou.
Nos storys de suas redes sociais, Grace Abdou agradeceu o apoio de colegas de profissão e internautas. “Obrigado a todos os amigos e colegas de profissão que fazem o coração sorrir e tudo valer a pena, está tudo bem”, informou.
Após o episódio, o repórter Lucas Martins pediu desculpas ao vivo pelo ocorrido. “Eu venho aqui a público pedir desculpa publicamente a Grace Abdou, e eu só tenho isso a dizer, pedir desculpa e cabem poucas explicações do porque e simplesmente: desculpa e dizer mais uma vez que é uma atitude lamentável”, esclareceu.
Comunicado
Após críticas de internautas e telespectadores sobre o caso, a Band emitiu um comunicado relacionado ao assunto.
“A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores“, reiteirou.
No comunicado, a emissora relatou que não compactua com esse tipo de situação. “A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma longa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido“, informou.
A Record também emitiu um comunicado oficial se manifestando a respeito do ocorrido onde informa que tomará medidas judiciais. “A Record condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, pontuou.
Posicionamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas
Por meio de nota, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sinjor – AM), Wilson Reis repudiou a agressão física sofrida pela jornalista Grace Abdou, da Rede Record, por parte do repórter Lucas Martins, da Band.
“O respeito mútuo é de fundamental importância para a boa convivência entre os profissionais e entre estes a sociedade. Tal conduta fortalece a unidade política da categoria em defesa da liberdade de imprensa e da livre manifestação do pensamento, pilares da democracia“, informou.
Ainda em nota, Wilson Reis reitera seu compromisso com a defesa da integridade física e moral dos jornalistas no exercício da profissão.






